Concessão pode destravar metrô de Belo Horizonte

Hoje em Dia
09/06/2015 às 06:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:23
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

O governo federal anuncia nesta terça-feira (9) em Brasília um pacote de concessões em obras de infraestrutura que pode chegar a R$ 130 bilhões. A expectativa, em Belo Horizonte, é de que a construção das linhas 2 (Barreiro-Calafate) e 3 (Lagoinha-Savassi) do metrô, assim como a modernização da linha 1 (Vilarinho-Eldorado), estejam incluídas.

Inaugurado em 1986, o metrô da capital tem apenas uma linha em funcionamento, enquanto os projetos das outras duas não saíram do papel. A ideia de uma Parceria Público Privada (PPP) para o metrô chegou a ser proposta pelo governo estadual em 2009, na gestão do tucano Aécio Neves, mas não houve acordo com a União.

Agora, com o governo do Estado nas mãos do petista Fernando Pimentel, a concessão deve virar realidade. Atualmente, o governo trabalha com a possibilidade de PPP apenas para a linha 3.

Logística

Nesta segunda-feira (8), após reunião entre a presidente Dilma Rousseff, 13 ministros e o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou que o plano é viável e extremamente atraente.

Ele garantiu que, apesar dos trâmites burocráticos, os projetos sairão do papel ainda este ano. “Eu garanto a vocês que é um plano viável, é um plano que vai garantir o crescimento da nossa economia de forma sustentável e é o maior plano de logística da nossa história, isso eu asseguro a vocês. Não dá para saber, nesse momento de lançamento, qual impacto que o plano terá no PIB. O que nós temos certeza é que é um plano arrojado”, afirmou.

As áreas são rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Edinho disse que depois do plano de logística, o governo anunciará investimentos também em energia e no projeto Banda Larga para Todos, uma das promessas de campanha de reeleição de Dilma, no ano passado.

Para a CGU, as empresas envolvidas na “Lava Jato” podem participar das concessões
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por