Mineiro disputa seletiva de kart e mira Fórmula Indy

Henrique André
17/10/2015 às 08:30.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:05
 (FREDERICO HAIKAL)

(FREDERICO HAIKAL)

Na contramão de grande parte dos jovens pilotos brasileiros que sonham chegar à Fórmula 1, o mineiro Paulo Victor Soares Lima, de 16 anos, almeja competir na norte-americana Indy Car, conhecida por aqui como Fórmula Indy.

O piloto mineiro participa neste sábado (17) da última etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, uma das principais competições da categoria. A disputa será no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na Região Metropolitana de BH.

“Gosto do estilo de corrida da Indy. Os carros são iguais e as provas são mais equilibradas, ao contrário da F-1”, comenta o piloto, que trocará o Kart pelo monoposto já em 2016.

Focado na carreira, Paulo Victor mudou-se há três anos para São Paulo. Vice-campeão do Superkart Brasil 15 e atual líder do Paulista, ele faz preparação física e mental coaching com Nuno Cobra, profissional requisitado por pilotos renomados como Ayrton Senna, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Mika Hakkinen e outros.

“Ele (Nuno) me contou várias histórias que muita gente não sabe. Uma delas é que o Senna se cansava muito no início da carreira e não conseguia completar as provas”, conta o garoto. “Além da parte física, trabalhamos também a psicológica”, acrescenta.

Acompanhando de perto o crescimento de Paulo, Luciana Soares, mãe do piloto, diz não saber de onde veio essa aptidão e a paixão do garoto por carros e corridas. Porém, orgulhosa do filho, lembra-se bem do primeiro presente que ele pediu, há oito anos.

“Só percebemos um interesse maior dele quando ele pediu de presente de Natal uma assinatura de uma revista especializada em carros”, conta Luciana. “Nossa família tem muitos esportistas”, completa. Ela, inclusive, é tenista e foi campeã sul-americana de duplas.

Busca por vaga

Considerada um dos principais eventos de apoio ao kartismo nacional, a Seletiva Petrobras terá, neste sábado (17), a partir das 15h50, a definição dos três últimos finalistas da 17ª edição. Ainda não classificado, Paulo Victor estará na disputa por uma vaga.

A prova, que acontece dentro da Copa do Brasil de Kart, já tem três competidores classificados para a final do maior prêmio da modalidade no país. A decisão será disputada no início mês que vem, em São Paulo.

O campeão receberá R$ 64 mil em dinheiro e, ao lado dos outros dois vencedores, participará de um programa de orientação, que inclui teste com a equipe Koiranen GP de Fórmula Renault, na Europa, treino em simulador de Fórmula 1 e outros prêmios.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por