Mineiro troca o estresse por remadas em lagoas

Guyanne Araújo - Hoje em Dia
14/02/2015 às 09:07.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:01
 (Arquivo pessoal)

(Arquivo pessoal)

A identificação com o novo esporte foi imediata. Não somente ele mergulhou na internet para conhecer e aprender sozinho, como entrou de corpo e alma na prática do stand up paddle (SUP).

Há quase quatro anos, Álvaro de Oliveira Neto, de 44 anos, mais conhecido como Sardinha, mostrou que apesar de o esporte ter ganhado força nas águas do mar, ele também poderia ser praticado nas lagoas emolduradas pelas montanhas de Minas Gerais.

Com a prática da atividade, Álvaro deixou para trás a vida estressante de um trabalho em padaria e ganhou um novo estilo de vida: “Nunca tinha visto na minha vida. Conheci o esporte através de um programa de televisão que assiti, o Globomar. Foi como amor à primeira vista. Fui pesquisar na internet e a primeira vez que fui praticar sabia mais do que a pessoa com quem peguei a prancha”.

Naquele momento, Álvaro havia saído de um trabalho estressante de gerenciamento de uma padaria, na qual ficou por 12 anos. Não tinha vida social.

“Descobri o SUP, aprendi sozinho e com o tempo fui aperfeiçoando, e já participo de competições no Brasil inteiro”, comemora.

Em 2013, Álvaro ficou em primeiro lugar na categoria amador do circuito ocorrido em Vitória e Cabo Frio.

Álvaro pratica o SUP três vezes por semana na Lagoa dos Ingleses e em Lagoa Santa. Uma média que permite a ele já sentir os reflexos da prática em sua vida.

“É uma maneira de estar mais de bem com a vida. É um esporte que une também o lazer e é muito prazeroso. Tenho qualidade de vida mais saudável, contato com a natureza”, argumenta, garantindo que, atualmente, o humor e a relação com amigos e família são melhores.

Ele ainda relata que a prática não tem nenhuma restrição, ao comentar que pessoas com necessidades especiais já estão fazendo. “Ficar em pé é mais fácil do que se imagina”, conta Álvaro, que também ensina o esporte a outras pessoas.

TRABALHO

O esportista, que fundou a Federação Mineira de Stand Up Paddle, salienta um aumento de praticantes do esporte a cada verão. Ele ainda relata o desejo de formar uma competição estadual e trazer uma etapa do circuito brasileiro para Minas Gerais.

Sardinha ganhou o apelido em Santos quando participou de um curso para aprender a fazer pranchas. Além de praticar, Álvaro, que atua ainda como representante comercial de produtos esportivos, também comercializa os equipamentos.

 

Se a prática de esportes mudou sua vida, envie um email para esportes@hojeemdia.com.br e conte-nos a sua história.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por