Campanha incentiva consumidores a comprar em pequenos negócios

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
21/09/2015 às 09:25.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:48

Os pequenos negócios têm um peso de elefante para a economia do país. Responsáveis por 27% do PIB brasileiro, eles também respondem por 52% dos empregos formais, num total de 17 milhões de vagas com carteira assinada, aproximadamente. Números tão expressivos que serviram de mote para a criação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pelo Sebrae.


Segundo o diretor técnico do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães, a campanha pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do país.


“A intenção é que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a cidade, gerando empregos e ajudando a economia. O dinheiro gasto no bairro fica ali, circula na região gerando progresso”, afirma Magalhães.


Segundo ele, ao comprar no mercadinho perto de casa, na padaria ou supermercado, ou ao cortar o cabelo no salão de beleza da vizinhança, o consumidor evita o trânsito, ganha tempo e ainda incentiva o comércio local. “Vale abastecer o carro no posto de combustível vizinho ou levar o veículo na borracharia próxima. Fazendo isso, o cliente ajuda a criar empregos e gerar impostos no local onde mora”, diz.


Outro diferencial citado pelo diretor técnico do Sebrae Minas é que o cliente não precisa ir muito longe para achar o produto desejado. Geralmente, também conhece os vendedores e, às vezes, até o dono do estabelecimento.


O lojista, por sua vez, retribui a fidelidade com atendimento personalizado, conhecimento das preferências da clientela e faz de tudo para manter uma relação de confiança.


Riqueza local


Para o consultor Fred Rocha, que começou a carreira como ambulante e hoje é referência em varejo, são as empresas localizadas nos bairros que empurram a economia para frente. “Os pequenos negócios geram um ciclo local para o dinheiro. Essa riqueza fomenta urbanização, criando bairros melhores e independentes dos grandes centros”, explica.


Ele sente a mudança no bairro onde mora, o Luxemburgo. “Aqui o comércio local era fraco. Mas hoje há de tudo”, elogia.


Atender bem o cliente, saber o nome e estar atendo às necessidades dele, melhorar a gestão e otimizar processos são receitas de sucesso para as pequenas empresas.


Para preparar os pequenos negócios para vender mais, o Sebrae Minas realiza em todo o estado, desta segunda (21) até o dia 26 de setembro, a Semana de Capacitação. Em Belo Horizonte, haverá cursos no Barro Preto e no Shopping Uai. Entre os temas abordados estão Marketing, Finanças, Legislação e Recursos Humanos, além de dicas de gestão.


A programação pode ser conferida no site www.sebrae.com.br/minasgerais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por