‘Depois do ensaio’ cumpre temporada de segunda a quarta na capital

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
14/06/2015 às 09:21.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:28
 (Lenise Pinheiro/Divulgação)

(Lenise Pinheiro/Divulgação)

Quando está sobre o palco, interpretando Henrik Vogler, o protagonista da peça “Depois do Ensaio”, Leopoldo Pacheco, sempre se lembra de um homem isolado numa ilha sueca, que pôs no papel todas as angústias do homem.

Ele está falando do diretor Ingmar Bergman, autor do texto de “Depois do Ensaio”, série televisiva (mais tarde condensada num filme) exibida em 1980, que pela primeira vez ganha uma adaptação teatral no Brasil.

Cartaz desta segunda (15) até quarta-feira (17) no teatro Oi Futuro Klauss Vianna, a peça carrega vários elementos autobiográficos, sobre a relação de Bergman com as suas atrizes e também a respeito dos bastidores do universo teatral.

“Imagine a força que as palavras tomam com uma pessoa isolada dessa maneira. Elas tomam uma dimensão muito maior”, observa Leopoldo, fã da obra de Bergman muito antes de assumir o papel de Vogler.

“Um bem para a alma”

O personagem é uma espécie de alter ego do realizador: um diretor perfeccionista e experiente que, após um dia de ensaio, num momento de descanso, repassa as suas paixões, temores, inseguranças e conquistas.

“Bergman tem uma relação muito forte com as mulheres, no seu trabalho e na vida real. Em seus filmes, as personagens femininas são muito profundas, conflituosas”, assinala Leopoldo, que contracena com Sophia Reis e Malu Bierrembach.

Ganhador de três prêmios Shell, um como ator (em 2001, por “Pólvora e Poesia”) e dois como figurinista (em 2001, por “Ópera do Malandro”, e em 2003, com “A Mulher do Trem”), Leopoldo passou por várias funções no teatro e compartilha com Bergman “dessa visão apaixonada” pelo meio.

“Faz bem à saúde e à alma. O teatro nos recicla, nos renova. Quando faço TV, gosto de voltar para o teatro justamente por isso”, salienta o ator paulistano, que atuou na novela “Alto Astral”.

Nem tudo é fácil, frisa Leopoldo, ao falar do fechamento de espaços teatrais. Destino que seria compartilhado pelo Klauss Vianna, que ganhou uma solução favorável à sua manutenção na última semana. “Que boa notícia!”, comemora.

“Depois do Ensaio”

Desta segunda até quarta, às 20h

No Teatro Oi Futuro Klauss Viana (Avenida Afonso Penna, 4001)

R$ 30 e R$ 15 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por