TV é desafio para os principais postulantes à prefeitura da capital

Humberto Santos - Do Hoje em Dia
18/08/2012 às 08:46.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:33

O início da propaganda eleitoral gratuita, na próxima terça-feira, apresenta desafios diferentes para os dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte.

Enquanto o prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), tem de mostrar identidade própria, o petista Patrus Ananias precisa, além de se reapresentar ao eleitor da capital, realizar um programa que consiga diminuir o impacto do maior tempo de televisão do socialista.

Levantamento no site do Tribunal Superior Eleitoral mostra que 77% dos prefeitos eleitos nas capitais em 2008 tiveram o maior tempo de programa no horário gratuito e 12% contaram com o segundo maior tempo. Marcio terá pouco mais de 14 minutos de propaganda, e Patrus oito minutos e 22 segundos.
 

Intervalos

O cientista político Rodrigo Mendes aponta que a diferença de quase seis minutos a mais para o prefeito Marcio Lacerda representa outra vantagem.

“Ele vai ter mais tempo nas inserções dos intervalos da televisão. Isso é mais importante e influencia mais o eleitor”, explica.

Para Mendes, Patrus terá que se reapresentar como um pretendente ao cargo. “Patrus foi prefeito em 1992. A memória do povo não alcança isso. Além disso, precisa se mostrar como candidato com ideias novas. Não adianta mostrar o que ele fez. A cidade mudou, é outra”, diz.

No caso de Marcio, o cientista político aponta as obras e as pesquisas mostrando a boa avaliação do governo como trunfos de campanha.


Trajetória

O cientista político e professor da PUC, Gilberto Barros, alerta o candidato petista sobre usar em seus programas a ligação com o Planalto. “No imaginário popular, Lula e Dilma podem agregar votos, mas sem colocar a questão da facilidade de conseguir recursos. Isso pode criar uma ideia de dependência do governo federal”, avalia.

Barros argumenta que Marcio precisa aproveitar os programas para se desvincular da imagem de “administrador insensível” e tentar se mostrar interessado nas questões sociais. Enquanto Patrus tem que se mostrar com perfil mais administrativo.

O professor analisa que a diferença entre os tempos de propaganda será minimizada entre os candidatos, pois eles já são conhecidos. Para ele, Patrus tem outro desafio. “A administração do Marcio se mostra, em termos imagéticos, mais impactante que a das administrações petistas da Grande BH”.

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