Minas   Notícias   Esportes   Entretenimento
.editorias 

Esportes

Minas

Notícias

  • Economia e Negócios
  • Política
  • Veículos
  • Tecnologia

Esportes

  • América
  • Atlético
  • Cruzeiro
  • Fórmula 1
  • MMA

Entretenimento

  • Gastronomia
  • Guia da Cidade
.colunas, artigos
e blogs
  • Diários
  • Semanais
  • Blogs
Marcos Pereira

Mobilidade urbana

NAlmeriP

Belos horizontes para mulheres

CHumbertoP

PR tenta dar rasteira no ministro dos...

Eduardo Costa

Até que enfim!

SMartinsP

O amor não tolera desaforo

MHyginoP

Poesia e cinema

MFagundesP

Corte da guilhotina

Selo Pela

Burguês pensa em largar política

LuteP

Charge do dia

selopratododia

Huguito

Feudos na Esplanada dos Ministérios

 

 .Leia mais
1 .Em paz, torcidas fazem festa para Santos e Palmeiras
 
2 .Sarah Menezes conquista prata em Grand Slam de judô
 
3 .Wolverhampton vence e deixa zona de rebaixamento
 
4 .Schalke tropeça em casa e só empata com o Mainz
 
5 .Cruzeiro relaciona só metade dos reforços para estreia
 
6 .Russas atropelam espanholas e abrem 2 a 0 na Fed Cup
 
7 .Com três de Van Persie, Arsenal faz 7 a 1 no Blackburn
 
8 .Rafael se espelha em Fábio para ser líder no Cruzeiro
 
9 .Nei é operado e desfalca Internacional por um mês
 
10 .Atacante Nilmar é barrado mais uma vez no Villarreal
 
11 .Felipão deixa reforços fora do clássico contra o Santos
 
12 .Com Thiago Neves, Fluminense pega o Duque de Caxias
 
13 .Lateral e atacante disputam posição no time titular do Galo
 
14 .Rafael "Sapo" mostra confiança e agradece apoio dos fãs
 
15 .Mancini monta Cruzeiro com três reforços entre titulares
 

 

 .Últimas Notícias
Foto  .Wando apresenta melhora e inicia retirada gradual do respirador
 
.Carro capota na BR-381 e deixa um ferido
 
.Polícia apreende mais de 15 quilos de drogas em lote vago
 
.Dupla é detida transportando barra de maconha na MG-020
 
.Grécia destá perto de acordo com credores, diz ministro
 
.Obama pede para Congresso aprovar plano de habitação
 
.Achado outro bueiro com alto risco de explosão no Rio
 
.Jovem é suspeito de matar mulher em forno de pizzaria
 
Foto  .Ivete cancela show com medo da violência em Salvador
 
.Em paz, torcidas fazem festa para Santos e Palmeiras
 

 

.Esportes  

Maior
|
Menor
More...
Delicious

Hotmail

MySpace

Google

Digg

BH aparece como principal candidata a sediar abertura

Nos bastidores, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demonstra pessimismo em relação ao projeto de São Paulo

Denise Mirás e Gustavo Alves - do R7 - 21/07/2010 - 15:31

O estádio do Mineirão já está em obras e pode receber a Copa das Confederações, em 2013, e a abertura da Copa de 2014.

 

Se o discurso oficial da CBF aponta que “todos os esforços serão feitos para que São Paulo receba a abertura da Copa”, nos bastidores a situação é bem diferente. A entidade vê com pessimismo o futuro da cidade no Mundial, e já indica que Belo Horizonte e Brasília, nesta ordem, estão na briga para receber o jogo inaugural em 2014.

 

O primeiro ponto que desanima os cartolas da CBF é o entorno do estádio do Morumbi. As ruas apertadas e a falta de espaço para o centro de imprensa em uma área próxima ao estádio praticamente inviabilizam o projeto.

 

A CBF considera o último projeto de reforma apresentado pelo São Paulo o pior de todos os seis que o clube enviou à Fifa. Na proposta são-paulina, o estádio até ficaria em condições para receber a partida inaugural, mas os problemas de acesso ao local exigiriam mais do que obras e estações do metrô para ser resolvido. O primeiro jogo do Mundial tem a presença de chefes de Estado e autoridades do mundo inteiro, e a CBF acredita que o bairro do Morumbi não tem espaço suficiente para comportar o movimento de um evento desse tamanho sem que haja imprevistos.

 

Além disso, o governador de São Paulo, Alberto Goldman, descarta a construção de um estádio em Pirituba, que seria a opção mais viável para que São Paulo receba a abertura da Copa.

 

Há cerca de um ano, quando percebeu que o Estado de São Paulo teria dificuldade para garantir uma arena para a abertura da Copa, Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, começou a se mexer. O político percebeu que o impasse em São Paulo abriria a chance para outra cidade receber a abertura do Mundial e a Copa das Confederações, em 2013.

 

Na época, uma aliança entre Aécio, do PSDB, e Fernando Pimentel, então prefeito de Belo Horizonte, do PT, garantiu o andamento dos processos para a liberação de verbas. Hoje, Belo Horizonte já gasta esse dinheiro na reforma do Mineirão e no entorno do estádio, em obras viárias. A verba teria de ser liberada - e foi - até junho, por conta do processo da eleição, o que não aconteceu com outros estádios do país.

 

O Mineirão tem via de acesso específica direta para o Hospital Belo Horizonte a apenas 1,5 km de distância. O estádio fica dentro da área da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), próxima da Lagoa da Pampulha, com centro esportivo, parque ecológico e ao lado do Mineirinho, que poderá ser usado como centro de imprensa. O projeto dos mineiros ainda prevê que debaixo do Mineirão seja construído um shopping center.

 

Ao contrário do que acontece com o Morumbi, que fica em um bairro residencial, o Mineirão não tem residências tão próximas. Já estão sendo realizadas obras para uma alça para acesso exclusivo ao Mineirão.

 

E o governo federal tem interesse nas obras do metrô, com estação prevista para o Mineirão, porque uma antes seria a da UFMG.

 

E, pela previsão dos projetos de obras dos estádios, o mineiro e Engenhão, no Rio de Janeiro, seriam os únicos prontos para a Copa das Confederações de 2013.

 

A negociação para que Belo Horizonte tome o lugar de São Paulo na Copa de 2014 está muito bem encaminhada.

 

 


expediente | assine o hoje em dia | fale conosco | trabalhe no hoje em dia | anuncie | classificados