|
|
| .Esportes |
Luiz Costa
O meia Roger, que entra no lugar de Gilberto, terá a missão de armar jogadas
O Cruzeiro enfrenta nesta quinta-feira (11) o Deportivo Itália, da Venezuela, às 21h15 (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Caracas, com a obrigação de vencer para seguir com boas chances de classificação às oitavas-de-final da Copa Libertadores. O time venezuelano é o lanterna do Grupo 7 e já foi derrotado, as duas vezes por 1 a 0, pelo Vélez Sarsfield, em Caracas, e pelo Colo Colo, em Santiago.
O time celeste pode, em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, assumir a liderança do grupo. Isso porque alcançaria os mesmos seis pontos do Vélez Sarsfield, mas levaria vantagem nos critérios de desempate. O Cruzeiro tem hoje saldo de um gol, e o time argentino de três, mas volta a jogar pela competição, contra o Colo Colo, só na próxima terça-feira, em Santiago.
Os jogadores cruzeirenses estão conscientes da necessidade de uma vitória. É o caso do meia Roger, que substitui Gilberto, suspenso pela expulsão na derrota de 2 a 0 para o Vélez Sarsfield. “Estamos com o intuito de vencer a partida, que é importante para as nossas pretensões na competição. Vamos sair para vencer, porque o empate não é bom resultado’, observa o meia, responsável pela armação de jogadas para os atacantes Kléber e Thiago Ribeiro.
Depois da partida, o Cruzeiro faz dois jogos seguidos em casa pelo Grupo 7 da Copa Libertadores. No dia 24, recebe o mesmo Deportivo Itália. Uma semana depois, encara o Vélez Sarsfield.
Roger também destaca a qualidade ofensiva do time, mesmo atuando fora de seus domínios. “Nossos volantes também passam, os laterais são ofensivos. Isso facilita para mim, mas temos que respeitar o adversário’, explica.
Para a partida desta quinta (11), o Cruzeiro vai contar com a volta de importantes titulares, como o atacante Kléber, o zagueiro Leonardo Silva e o volante Henrique, que não jogaram na derrota de 3 a 2 para o Tupi, no último domingo, em Juiz de Fora, pelo Estadual.
O técnico Adilson Batista treinou o time com duas formações táticas: 4-4-2, o mais provável, e o 3-5-2. Com três zagueiros, Roger cede lugar para a entrada de Gil.
Outro jogador que está confiante num bom resultado é o volante Henrique. Para ele, agora é o momento de superação na busca dos três pontos, mesmo com a irregularidade do gramado do Estádio Olímpico, onde o Cruzeiro treina desde terça-feira. “O gramado é irregular e dentro de campo a bola não vai rolar perfeitamente. Mas temos que superar essas dificuldades’, garante.
Além da vitória, fundamental para a sequência do time na competição, o Cruzeiro tenta também manter a invencibilidade na Venezuela. Até agora, em seis jogos no país, são cinco vitórias e um empate.
A superioridade celeste também marca o confronto contra o Deportivo Itália, adversário contra o qual jogou em sua primeira participação na Copa Libertadores, em 1967. Em Caracas, o Cruzeiro venceu por 3 a 0 e, no Mineirão, goleou por 4 a 0.
Adversário busca os primeiros pontos
O técnico do Deportivo Itália, Eduardo Saragó, considera importante procurar fazer prevalecer o mando de campo. “Estamos jogando em casa e temos que tentar fazer o melhor. E tratar de conseguir os primeiros três pontos na competição’, afirma.
O treinador, porém, acredita que será uma partida muito disputada. “Sabemos que vamos enfrentar um dos grandes times do continente, atual vice-campeão da Libertadores, mas vamos em busca da vitória’, assinala.
Ele ainda não definiu a equipe que joga. E a sua dúvida está no ataque: Panigutti ou Blanco. Este é o setor que mais preocupa o treinador, pois em dois jogos na Libertadores, seu time ainda não conseguiu marcar gol.
Eduardo Saragó conta com a experiência do meia Gabriel Urdaneta, de 34 anos, e dos zagueiros Maidana, de 31 anos, e López, que vai completar 30 anos no próximo dia 19.
Além disso, o Deportivo Itália, lanterna do Grupo 7, busca a reabilitação, pois também vai mal no campeonato nacional venezuelano. A equipe está em quarto lugar, com 13 pontos.