|
|
| .Esportes |
Renato Cobucci
Erick Wanderley e Johnny Cyborg fazem um dos combates de exibição
eugênio moraes
Gustavo Coelho (de pé) é uma das atrações do desafio
Quem estiver passando nesta sexta-feira (12) pela Praça da Savassi, na Região Centro-Sul, ao meio-dia, terá à sua frente uma cena inusitada: 14 atletas de Mixed Martial Arts (MMA) estarão em cima de um tablado, com um painel atrás, para a pesagem dos lutadores que participarão do Brasil Fight MMA - Desafio Minas x Rio, que será realizado no sábado, no Chevrolet Hall, a partir das 20 horas.
“A intenção é levar para a rua e chamar a atenção das pessoas e da cidade para o evento, já que nunca teve nada parecido de MMA aqui”, destacou Otávio Duarte, o Tatá, um dos organizadores da competição.
A ação faz lembrar um período na história da capital em que lutas eram travadas na rua. Mais precisamente, na praça onde hoje fica a Rodoviária, no Centro da cidade. Nas décadas de 1950 e 60, no Benedito Valadares, mais conhecido como Clube Paissandu, lutas de boxe eram travadas diariamente, com transmissão ao vivo por uma emissora de televisão local. Essa foi a época áurea das lutas em Belo Horizonte.
Agora, na tentativa de recuperar o prestígio do esporte na cidade, sete lutas serão travadas entre mineiros e fluminenses e todos irão hoje à Savassi para a pesagem.
Por Minas Gerais, estarão presentes Maurício Facção, César Gordinho, Gustavo Coelho, Édson Sururu, César Mutante Ferreira, Cássio Drumond e Danilo Moto Serra. Defendendo o Rio, estão escalados Willian Viana, Henrique Melo, Fabiano Bob Sponja, Fernando Paulon, Leonardo Chocolate, Arthur Gogó e Éder Jones.
As outras duas lutas que completarão o programa serão de exibição, entre Erick Wanderley x Johnny Cyborg e Cristiano Titi x Ricco Washington, dos Estados Unidos. A princípio, Wanderley lutaria contra Kyle Davis (EUA), mas ele se machucou nos treinamentos e não pôde vir ao Brasil. Assim, o carioca Johnny Cyborg foi chamado para substituí-lo.
A expectativa é que os atletas tenham conseguido perder o peso necessário para garantir vaga em suas modalidades. Há atletas que chegam a perder até dez quilos e conseguem recuperar até a hora da luta, principalmente com hidratação.