Minas   Notícias   Esportes   Entretenimento
.editorias 

Minas

Minas

Notícias

  • Economia e Negócios
  • Política
  • Veículos
  • Tecnologia

Esportes

  • América
  • Atlético
  • Cruzeiro
  • Lutas
  • Gigante do Horto
  • Automobilismo
  • Motociclismo
  • Corrida de Rua
  • Vôlei
  • Outros Esportes

Entretenimento

  • Gastronomia
  • Guia da Cidade
.colunas, artigos
e blogs
  • Diários
  • Semanais
  • Blogs
Marcos Pereira

Hotéis no Rio de Janeiro

NAlmeriP

Delta

CHumbertoP

Prioridade do PT

Patrus

Mães do Brasil

Nos bastidores da política

Festa...

Eduardo Costa

Caminhos da vergonha

SMartinsP

A era da coisa

MHyginoP

O pedido do povo

george

A juventude e o voto

Selo Pela

Festa Junina do Chevals

LuteP

Charge do dia

O criador e a criatura

 

 .Leia mais
1 .Irritado, passageiro ameaça derrubar portão do metrô
 
2 .Recuperação de áreas de mineração desativadas ainda é desafio
 
3 .Homem é preso por porte ilegal de armas em Ribeirão das Neves
 
4 .Jovem é preso suspeito de assaltar loja de roupas com um facão
 
5 .Campanha “Dê preferência à vida” é restrita aos sábados
 
6 .Mais três casos de dengue tipo 4 são confirmados na RMBH
 
7 .Polícia procura corpo desovado em setembro de 2011
 
8 .Região Central tem novas vagas de rotativo a partir desta quinta
 
9 .Professor é detido por falar palavrões e obscenidades em sala de aula
 
10 .Três xícaras de café ao dia reduzem risco de morte na maturidade
 
11 .Polícia recaptura dois presos que fugiram de cadeia
 
12 .Cefet e outras universidades mineiras entram em greve
 
13 .Crânios são encontrados em rua de Contagem
 
14 .Detento algemado foge do Hospital Municipal de Contagem
 
15 .Metrô opera com 88% dos passageiros nesta quarta
 

 

 .Últimas Notícias
Foto  .Hackers postam foto Carolina Dieckmann nua em site de prefeitura
 
Foto  .Irritado, passageiro ameaça derrubar portão do metrô
 
Foto  .Recuperação de áreas de mineração desativadas ainda é desafio
 
.Homem é preso por porte ilegal de armas em Ribeirão das Neves
 
.Jovem é preso suspeito de assaltar loja de roupas com um facão
 
.D'Alessandro sente dores e vira dúvida no Inter
 
.PSDB recebe 22 vezes mais doações que o PT
 
.Adriano comemora a marca de 150 partidas pelo Santos
 
.Câmara regulamenta profissão de árbitro de futebol
 
Foto  .Minas Gerais está longe de cumprir Lei de Acesso à Informação
 

 

.Minas  

Maior
|
Menor
More...
Delicious

Hotmail

MySpace

Google

Digg

Justiça de Minas proíbe hotel em Lagoa Santa

Empreendimento chegou a ser anunciado em faixas pela cidade, mas foi criticado por moradores e ambientalistas

Da Redação - 13/07/2010 - 16:01

Cristiano Couto

lagoa santa

Terreno à margem da lagoa, onde seria construído o hotel Promenade All Suits

A Justiça proibiu, definitivamente, nesta semana, a construção de um apart-hotel de luxo que seria erguido às margens da Lagoa Central de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão foi uma resposta a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) no início do ano. Em 7 de março deste ano a construção do hotel, em uma área de preservação ambiental, foi motivo de denúncia em reportagem do HOJE EM DIA.


Na ocasião, moradores temiam que a construção fosse o primeiro passo para a verticalização da orla da lagoa, a exemplo do que já havia acontecido em bairros da capital, como o Belvedere. Em novembro de 2009 a Câmara Municipal local mudou a lei de uso e ocupação do solo, transformando parte dos lotes às margens da lagoa de área de preservação para Zona de Apoio Turístico.


Os lotes incluídos na mudança pertencem a Marcos Avelar , irmão do prefeito Rogério César de Matos Avelar (PPS), o que, de acordo com alguns moradores, poderia ter motivado a mudança na legislação. À época, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a lei beneficiaria a todos os proprietários de terrenos na orla, cuja extensão é de sete quilômetros. A Prefeitura alegou ainda que a mudança da lei foi proposta pelos vereadores, e não pelo executivo.


Após a denúncia do HOJE EM DIA, o empreendimento foi tema de reuniões na Câmara, que voltou atrás e revogou a mudança. A denúncia também resultou em três audiências na Assembleia Legislativa, e em ação no Ministério Público. Antes mesmo das audiências, os vereadores de Lagoa Santa restabeleceram o zoneamento da orla como área de proteção. O empreendimento, no entanto, já havia sido aprovado pela prefeitura, e continuou sendo anunciado em faixas pela cidade nos meses seguintes.


A reportagem entrevistou, sem se identificar, três corretores. Os três garantiram que o hotel seria construído, e que o investimento era uma “ótima opção”.
Com a decisão de ontem, a autorização municipal para construção do hotel terá de ser revogada. Entre os argumentos do Ministério Público Estadual, o fato de que os conselhos municipal e estadual do Patrimônio não terem sido ouvidos para a mudança de zoneamento da margem. A Justiça entendeu que a autorização para a construção do hotel não poderia ter sido concedida. A decisão é de primeira instância, e cabe recurso.


Segundo informações da Incorporadora e Construtora Dominus, o hotel de luxo, já batizado como Promenade All Suits Lagoa Santa, seria lançado em abril. O investimento previsto era de R$ 20 milhões. A administração, uma vez inaugurado o hotel, ficaria a cargo da Rede Promenade. A dupla Dominus-Promenade, com mais de 15 anos no mercado, tem em seu currículo, entre outros, o hotel Fasano, no Rio de Janeiro.


O projeto do hotel de Lagoa Santa tem forma de “U”, escalonada, ou seja, em degraus que acompanham o terreno. Todos os 180 apartamentos, cada um com 30 metros quadrados, são voltados para o mesmo lado, dando vista para a lagoa. A obra ocuparia terreno de 5.210 metros quadrados, localizado à Av. Getúlio Vargas, que margeia toda a lagoa, no Bairro Joana d’Arc.

 

 


expediente | assine o hoje em dia | fale conosco | trabalhe no hoje em dia | anuncie | classificados