Espanha terá conselheiros para reformar setor financeiro

Agencia Estado
24/03/2013 às 17:20.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:13

O governo espanhol vai impor grandes perdas aos investidores dos bancos nacionalizados e vai contratar conselheiros externos para ajudá-lo a gerenciar os ativos dessas instituições, no mais recente esforço para reformar o setor financeiro do país, afetado por um colapso provocado por um boom imobiliário de uma década.

Os termos de reestruturação anunciados pelo Fundo Ordenado de Reestruturação Bancária (FROB, na sigla em espanhol) vão impor perdas de até 61% nos maiores bancos nacionalizados da Espanha. No Bankia, o maior desses bancos e o único negociado publicamente, os acionistas vão ser quase que eliminados e os donos de títulos menos relevantes vão perder em torno de 30% de seus investimentos originais. No mês passado, o FROB disse que os acionistas preferenciais do Banco de Valência, o melhor banco nacionalizado, encararam perdas de 90%.

O FROB decidiu contratar a consultoria McKinsey e o banco de investimento Nomura International como conselheiros, de acordo com pessoas próximas a essa discussão. Representantes das duas instituições não foram imediatamente encontradas para comentar a decisão.

Forçar os detentores de ações e de títulos a arcar com o custo de reestruturação de cinco bancos nacionalizados é tema que impõe um custo político ao governo do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, mas está entre as exigências impostas pela União Europeia para o pacote de resgate. A decisão de pedir conselho para estabelecer uma estratégia de longo prazo para esses credores veio depois de o FROB ter fracasso numa tentativa de vender um desses bancos, o Banco da Catalunha.

De acordo com os requisitos da UE, os investidores terão perdas antes de as empresas recebem ajuda estatal, o valor nominal das ações Bankia será reduzido de dois euros (US$ 2,59) para 0,01 euro, o valor nominal das ações preferenciais e dívida subordinada será reduzida de 6.911 bilhões de euros para 4,841 bilhões de euros, anunciou o FROB. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por