Protesto em BH nesta quarta tem pelo menos 17 presos

Rosildo Mendes - Hoje em Dia
26/06/2013 às 14:45.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:29

Pelo menos 17 pessoas foram presas e um menor apreendido, nesta tarde de quarta-feira (26), durante as manifestações no Centro e na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Os suspeitos foram flagrados com produtos utilizados nas cenas de vandalismo e agressões durante os confrontos com a Polícia Militar (PM) nos protestos.

Na avenida Amazonas com rua da Bahia, militares do 1º Batalhão abordaram um grupo de pessoas que se deslocavam para a Praça 7. Cinco homens foram presos. Na mochila deles, os militares encontraram bolas de gude, de ferro e chumbo que seriam usados para depredar e que, possivelmente, serviriam para agredir os policiais. Na avenida Santos Dumond, seis homens, com idades entre 18 e 31 anos, foram presos nas mesmas circunstâncias. Com esse grupo foram apreendidos facas e bolas de sinuca. Eles foram levados para a 6ª Companhia.

No bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, militares do 49º Batalhão durante patrulhamento abordaram um grupo de nove pessoas que passavam pela rua Manoel Miranda dos Santos. Dois acabaram presos. Contra Lucas Campos dos Santos, de 22 anos, havia um mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma. Com Daniel Júnior da Silva, de 22 anos, os policiais encontraram dentro de sua mochila quatro bombas garrafão de fabricação caseira e uma sacola cheia de bolinhas de gude. Por baixo da camisa dele, havia um colete de proteção peitoral utilizado em motocross. A suspeita da polícia é que o acessório seria usado para se defender de um possível confronto com policiais. Os dois foram levados à Seccional Venda Nova.

Na rua Ondina Pedrosa Nahas, no bairro Serrano, na região da Pampulha, militares do 34º Batalhão abordaram quatro homens e um menor. Dentro de suas mochilas foram apreendidos duas caixas de bombas, várias máscaras ninjas e camisas para serem trocadas durante possíveis confrontos. Eles foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA/BH).

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant´Ana, nesse momento, aproximadamente 40 mil pessoas seguem em direção à região da Pampulha. Segundo ele, a passeata foi iniciada na Praça 7 e imediações, de onde saíram aproximadamente 15 mil pessoas. “À medida que a caminhada avança, o número de participantes aumenta”.

O oficial pede bom senso aos manifestantes e que evitem tumultos e envolvimento em depredações e badernas. Ele alertou, ainda, para as barreiras - gradis - que foram instaladas na avenida Abrahão Caram, esquina de avenida Antônio Carlos, limite que não pode ser ultrapassado.

"Para pular esses gradis, a pessoa terá que aplicar uma certa força física e se o fizer sofrerá as sanções impostas pela lei." O policial militar destacou, no entanto, que as pessoas poderão seguir pela avenida Santa Rosa até a orla da Lagoa da Pampulha, sem qualquer problema. Atualização às 16h34

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por