Morre em Minas o narrador esportivo Luciano do Valle

Hoje em Dia
19/04/2014 às 17:08.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:12
 (Reprodução)

(Reprodução)

O narrador esportivo Luciano do Valle, 66 anos, faleceu neste sábado (19) após passar mal durante uma viagem de avião para Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. As causas ainda não foram esclarecidas, mas acredita-se que ele tenha sofrido um infarto durante o voo. Ele ira narrar o jogo entre Atlético e Corinthians, no Parque do Sabiá.

Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Transformou a emissora em Canal do Esporte. Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. Sua importância foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei.

Referência no jornalismo

Inspirando muitos jornalistas, Lucinao narrou copas do mundo e trabalhou em várias emissoras de rádio e televisão, como Rede Globo, Record e Rede Bandeirantes. Foi locutor de Fórmula 1 e, na Band, transmitiu a fase áurea de Emerson Fittipaldi nessa categoria, que o transformou em um ídolo do esporte brasileiro.

Depois que saiu da Rede Globo no início dos anos 80, mais precisamente após à Copa de 1982, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor de esportes: seu primeiro grande sucesso nessa carreira foi a promoção da seleção brasileira de voleibol, quando transmitiu um campeonato em São Paulo pela Rede Record.

Seu trabalho tornou ídolos nacionais jogadores como Bernard, William, Montanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro. Depois promoveria a carreira de Maguila, famoso lutador de boxe nacional.

Ao passar pela Bandeirantes, foi responsável pelo slogan "Canal do Esporte", exibindo aos domingos o programa de longa duração de esporte, que apresentava todo os tipos de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos.

Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e a Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com seus grandes amigos Rivelino, Edu e Dario. Durante o verão brasileiro, transmitia várias modalidades de esportes de praia, em programas especiais de verão.

Atualmente havia reduzido suas atividades empresariais, continuando como narrador e transmitindo o Campeonato Brasileiro pela Band e as provas da IRL. Apresentou o programa Apito Final, pela TV Bandeirantes, durante a Copa do Mundo de 2006, e transmitiu os jogos do Brasil na mesma copa pelo canal de televisão a cabo chamado Band Sports. Também apresenta com sua esposa Flávia do Valle, o programa "Tudo em Dia", programa local exibidos aos domingos, na Band RS.

Em 2011, atuou como dublador no filme Carros 2 emprestando sua voz ao personagem Brent Mustanburger.

Veja vídeo de homenagem em vida ao narrador esportivo

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por