Educação

Inteligência artificial vai ajudar alunos de escolas estaduais na preparação para o Enem

Plataforma Estudo Play oferece a oportunidade de ter redações corrigidas e receber considerações para aprimorar o desempenho nos textos

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
24/04/2024 às 11:59.
Atualizado em 24/04/2024 às 14:08
É possível baixar o aplicativo pelo celular (IOS e Android), buscando pelo nome Enem MG (SEE-MG/Divulgação)

É possível baixar o aplicativo pelo celular (IOS e Android), buscando pelo nome Enem MG (SEE-MG/Divulgação)

Estudantes de escolas estaduais passaram a contar a ferramenta de inteligência artificial (AI) Estudo Play, que promete ser uma importante aliada na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma utiliza a AI para corrigir as redações por meio de algoritmos avançados capazes de analisar diversos aspectos do texto.

A tecnologia está disponível para alunos do 3º ano do Ensino Médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Estudo Play também oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do Enem.

Além da correção de redação, a ferramenta disponibiliza videoaulas, simulados, relatórios individuais de desempenho, monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas pela AI com base nas dificuldades de cada jovem.

“Uma das vantagens é que a inteligência artificial é capaz de ler a letra manuscrita”, conta Vanessa Nicoletti, diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Ela explica que basta o estudante redigir o texto no formato do Enem, respeitando as linhas, a quantidade e tamanho da letra, e depois tirar uma foto da redação no aplicativo. 

“Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto”, acrescenta Vanessa. 

Ao receber uma redação, a Estudo Play avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. Essa análise identifica padrões linguísticos e características de uma redação bem elaborada.

Com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre o desempenho. Segundo a SEE, a abordagem permite uma correção ágil e padronizada, garantindo uma avaliação justa e precisa.

“Eu fiz o Enem no ano passado e me senti insegura, pois não tinha uma plataforma para estudar e me orientar na redação. Tenho expectativa de que essa ferramenta me oriente e auxilie nos estudos das matérias que podem ser cobradas no Enem, e na redação, principalmente na correção das redações, o que será muito útil”, afirma Angelina Martins, estudante da Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho, em Sete Lagoas.

Simulados e relatório de desempenho

Os simulados da plataforma para o Enem são projetados para replicar o formato e a estrutura do exame real. Eles abrangem todas as áreas de conhecimento testadas como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Além disso, questões de diferentes níveis de dificuldade são incluídas, proporcionando uma preparação abrangente para os estudantes.

Já os relatórios individuais de desempenho na plataforma fornecem uma análise detalhada do progresso e do desempenho de cada aluno. Eles incluem informações sobre o número de perguntas respondidas corretamente e as áreas de conhecimento nas quais o desempenho foi melhor. Além disso, pode oferecer insights sobre o tempo médio gasto em cada questão.

Como acessar

O endereço do site é www.enem.educacao.mg.gov.br. Lá, é preciso inserir o usuário e senha. No caso dos estudantes, o usuário é o número da matrícula do aluno e a senha também é a matrícula. No caso dos servidores públicos, o usuário é o número da Matrícula do Servidor Público (MASP), e a senha é o número MASP.

É possível também baixar o aplicativo pelo celular (IOS e Android), buscando pelo nome Enem MG. O acesso ao aplicativo acontece da mesma forma.

Logo no primeiro acesso será solicitado a mudança de senha para uma de uso pessoal. Os dados de e-mail e telefone devem ser inseridos corretamente para facilitar a recuperação da senha em caso de perda. 

Os estudantes que não souberem o número da matrícula podem procurar a secretaria da escola para serem auxiliados.

* Com informações da Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por