Já foi?

Museu mais visitado da América Latina, CCBB BH expõe objetos milenares da cultura peruana

São 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, datadas de 900 a.C. a 1600 d.C

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/04/2024 às 10:43.
Atualizado em 16/04/2024 às 10:45
Em cartaz até 6 de maio, a exposição é uma viagem pelas antigas civilizações andinas (Camila Rocha/Divulgação)

Em cartaz até 6 de maio, a exposição é uma viagem pelas antigas civilizações andinas (Camila Rocha/Divulgação)

Você sabia que mais exatas 1.474.825 de pessoas passaram pelo CCBB BH em 2023? O total de moradores e turistas que foram conferir de perto as exposições do museu, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul da capital, colocou o espaço cultural na primeira posição do ranking dos mais visitados da América Latina. Colhendo os frutos do reconhecimento do trabalho desenvolvido, o local está uma nova mostra em cartaz, capaz de proporcionar uma verdadeira viagem no tempo.

A lista dos mais visitados foi elaborada pela revista britânica “The Art Newspaper”. Nela, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte ocupa a 41ª posição entre os 100 museus mais populares do mundo. A mostra “Studio Drift – Vida em Coisas” foi importante para o sucesso de público no ano passado, sendo a 4ª exposição mais vista da história, totalizando 256 mil pessoas. 

Agora, o CCBB expõe “Tesouros Ancestrais do Peru”. Em cartaz até 6 de maio, a exposição é uma viagem pelas antigas civilizações andinas. São 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, datadas de 900 a.C. a 1600 d.C. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou pelo site: ccbb.com.br/bh.

Os objetos foram descobertos em diversas expedições arqueológicas e são reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru. A mostra é dividida em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização – e apresenta ao público um dos mais importantes acervos da história das civilizações andinas até a consolidação do Império Inca.

Na mostra, traços culturais dos povos andinos são revelados em utensílios como depiladores, bolsas, penachos, máscaras funerárias e coroas feitas de ouro. Há também módulos dedicados à cerâmica e aos objetos têxteis, como jaquetas, gorros e sapatos. No catálogo estão ainda Tumis, espécies de facas ornamentais usadas durante cerimônias de sacrifícios de animais e, em casos excepcionais, de humanos.
 
Serviço Tesouros Ancestrais do Peru
Até 6 de maio de 2024
De quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças)
Local: CCBB BH – Pátio e galerias do 3º andar
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Entrada gratuita
Ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria
Classificação indicativa: Livre

VEJA, ABAIXO, ALGUMAS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por