Secretário de Estado classifica a Samarco como vítima do rompimento

Bruno Porto - Hoje em Dia
06/11/2015 às 16:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:22
 (REPRODUÇÃO)

(REPRODUÇÃO)

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, classificou a Samarco como vítima do rompimento de sua barragem ocorrido na tarde dessa quinta e que já tem pelo menos duas vítimas fatais confirmadas e um número ainda incalculável de vítimas totais, entre feridos e mortos. O representante do governo mineiro também defendeu que a fiscalização ambiental deixe de ser realizada pelo Estado, e passe a ser responsabilidade da iniciativa privada.

As declarações foram dadas pela manhã em um Fórum de mineração realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.

 

Confira a galeria de imagens da tragédia:

“A empresa (Samarco) é uma das que mais se preocupam com segurança e com meio ambiente. Todas as licenças da empresa estão devidamente corretas e tudo foi feito para que isso não ocorresse. Em um primeiro momento nossa ação é com as pessoas, e depois com o tempo, serão feitas as análises para ver o que ocasionou esses problemas. Neste primeiro momento temos que ser solidários, tanto com a empresa, que também é uma vítima, como com a população e os trabalhadores”, disse.

Questionado sobre eventual falta de rigor no licenciamento ambiental e da falta de estrutura do governo para fiscalizar as barragens existentes em Minas Gerais, que chegam a 754 unidades distribuídas pelo Estado, ele defendeu a concessão dessa responsabilidade para a iniciativa privada.

“Discordo que não haja rigidez no licenciamento ambiental, pelo contrário. Afirmo com toda tranquilidade que existe excesso de rigidez no licenciamento e um excesso de órgãos envolvidos. Por isso temos até uma proposta para mudar esse sistema. Alguém precisa fiscalizar, não precisa ser o Estado, que pode delegar a outros. Uma empresa pode ser contratada para fazer isso”, disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por