Prefeito de BH decreta luto devido à tragédia na Pedro I; políticos também se pronunciam

Hoje em Dia
03/07/2014 às 18:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:15
 (Marcela Maia/Divulgação)

(Marcela Maia/Divulgação)

O prefeito Marcio Lacerda esteve na noite desta quinta-feira (3) no local onde um viaduto desabou em Belo Horizonte. Por causa do acidente que deixou dois mortos e 19 feridos ele decretou luto oficial de três dias. "Estamos identificando todas as vítimas e suas famílias para que elas tenham toda a assistência necessária", declarou.   O político disse que as causas da queda ainda são investigadas e, por isso, seria leviano culpar a construtora responsável pelo empreendimento. "Não sabemos se foi falha de projeto ou falha de construção. O viaduto ainda estava em construção, não estava aberto ao tráfego e não tinha sido entregue para a prefeitura. A empresa que venceu a licitação é renomada e conhecida no mercado", falou.   "Acidentes como esse infelizmente acontecem. O momento agora é de aprender com o erro", prosseguiu. "Mas a obra não estava sendo feita pela Prefeitura, foi feita por uma construtora renomada, que ganhou licitação. Mas houve falha, com certeza", falou, se referindo à Construtora Cowan.   Numa primeira nota, a construtora lamentava o ocorrido e informava o envio de uma equipe técnica ao local para iniciar as investigações e definir as causas do acidente. Em outro comunicado, a empresa disse que as equipes foram direcionadas para a remoção da estrutura, "inclusive providenciando iluminação e demais suportes necessários à realização dos trabalhos, que devem se estender pelos próximos dias" e que já está sendo providenciado o escoramento do segundo viaduto.   Em sua conta na rede social Twitter, a presidente Dilma Rousseff lamentou o acidente. "Foi com tristeza que soube do desabamento do viaduto em Belo Horizonte. O governo se coloca à disposição da Prefeitura e das autoridades de Belo Horizonte no que for necessário. Neste momento de dor, presto minha solidariedade às famílias das vítimas", postou.

Foi com tristeza que soube do desabamento do viaduto em Belo Horizonte. — Dilma Rousseff (@dilmabr) 3 julho 2014

O governo se coloca à disposição da Prefeitura e das autoridades de Belo Horizonte no que for necessário. — Dilma Rousseff (@dilmabr) 3 julho 2014

Neste momento de dor, presto minha solidariedade às famílias das vítimas. — Dilma Rousseff (@dilmabr) 3 julho 2014

O senador mineiro e presidenciável Aécio Neves também se manifestou sobre o caso pelo Facebook. "Com muita tristeza, recebo as notícias da tragédia ocorrida hoje em Belo Horizonte. É muito importante que as causas e as responsabilidades sejam apuradas. Neste momento, no entanto, minhas palavras são de solidariedade aos feridos e às famílias daqueles que perderam a vida. Que Deus as conforte nesta hora tão difícil".  (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk')); Publicação by Aécio Neves.   O governador Alberto Pinto Coelho também enviou nota sobre a tragédia. "Neste momento de profunda tristeza pela tragédia ocorrida nesta tarde em Belo Horizonte, apresento, em nome do povo mineiro, meu pesar, apoio e solidariedade às vítimas, seus familiares e amigos. Determinei aos profissionais do Sistema Estadual de Saúde e de Defesa Social que não meçam esforços para prestar toda a assistência que se fizer necessária".

Durante os trabalhos de resgate, os dois principais pré candidatos ao governo de Minas Gerais nas eleições deste ano se pronunciaram através de suas páginas oficiais no Facebook.

Pimenta da Veiga (PSDB) retornou à capital após cumprir agenda no interior do estado e salientou a importância de se apurar os fatos ocorridos na tarde desta quinta-feira (3) "Acabo de retornar do interior agora à noite. Muito triste o que aconteceu em Belo Horizonte hoje. Concordo com a importância de se apurar as causas e as responsabilidades mas o momento agora é de amparar aos feridos, às suas famílias e, principalmente, às famílias daqueles que perderam a vida. Me solidarizo com todos. Que Deus os ampare neste momento tão delicado".

 (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk')); Publicação by Pimenta da Veiga.
 
Fernando Pimentel (PT) lamentou o ocorrido e mostrou sua solidariedade com todos os envolvidos na tragédia. "Diante da tragédia que se abateu sobre Belo Horizonte nesta tarde, venho me solidarizar com as famílias das vítimas do desabamento do viaduto da avenida Pedro I, na região da Pampulha. Fé e força às famílias".

https://www.facebook.com/PimentelMinas/posts/668545143234434 by Fernando Pimentel.

Assista ao vídeo do momento em que o viaduto na avenida Pedro I desabou em Belo Horizonte:     Confira a galeria da tragédia em Belo Horizonte:



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por