Técnico da Bélgica ressalta caráter imprevisível da Copa do Mundo

Gazeta Press
30/06/2014 às 17:49.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:12
 (PETER POWELL)

(PETER POWELL)

Com 100% de aproveitamento, a Bélgica enfrenta, nesta terça-feira (1), às 17 horas (de Brasília), os Estados Unidos na Arena Fonte Nova. Embora a seleção europeia esteja invicta, o técnico Marc Wilmots ainda não se deu por satisfeito devido às atuações apenas razoáveis de sua equipe. Além disso, o treinador prefere não se basear na fase de grupos para fazer previsões.

"Existe um novo torneio agora, pois não fazemos mais cálculos: são 90 ou 120 minutos a cada jogo. É uma nova competição, e estamos com fome pela vitória", afirmou.

Wilmots ainda exaltou a seleção belga apesar de reconhecer que o grupo pode evoluir. "É a primeira vez na vida que chegamos com nove pontos de nove disputados. Essa pontuação é de um time que está no topo. Podemos melhorar uma coisa ou outra, mas estamos dentro do nosso planejamento. Estamos trabalhando há dois anos e meio, agora temos uma organização, o centro da equipe está coeso".

O comandante também fez questão de enfatizar que não é possível fazer previsões nesta fase da Copa do Mundo. "Se ganharmos, será vitória de todos juntos; se perder, também perdem todos. Acho que vocês assistiram o Brasil x Chile, no fim, no 118º minuto, você tem um chute na trave. É assim que acontece. Vi uma arbitragem fantástica naquele jogo, isso é bom, pois não há nada pior do que ser eliminado de torneio de uma maneira ruim".

Sobre a escalação, Wilmots confirmou que Vermaelen, em recuperação de lesão, está fora do duelo contra os Estados Unidos. Komapny, por sua vez, terá seu futuro definido na manhã desta quarta-feira.

O técnico comparou a prática de montar uma formação tática a um jogo de raciocínio. "É como jogar xadrez: estudamos como o adversário joga, mas ele pode surpreender, temos que analisar cada coisa desde o início da partida, se tiver problema físico tenho que substituir, alguém tem que se responsabilizar pelo que está acontecendo em campo".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por