Copasa afirma estar pronta para iniciar sobretaxa e racionamento em agosto

Bruno Porto - Hoje em Dia
23/06/2015 às 11:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:36
Copasa destaca que imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos (Pixabay / Divulgação)

Copasa destaca que imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos (Pixabay / Divulgação)

A presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, disse nesta terça-feira (23) durante um evento para troca de experiências com o governo espanhol sobre o combate à crise hídrica, que a empresa tem todos os mecanismos prontos para iniciar tanto a sobretaxa nas tarifas de água como o racionamento. Ambas as medidas restritivas podem ser adotadas no mês de agosto.

"Precisamos de uma economia de 30% e temos uma de 15%. O mês de julho é crucial. Estudamos se fazemos primeiro o racionamento ou primeiro a sobretaxa. Se confirmados, ambos impactam todos os tipos de consumidores", afirmou.

Inicialmente, o racionamento seria para a Grande BH e Norte de Minas. A companhia prepara testes técnicos no sistema e a agência reguladora trabalha na metodologia de cálculo da sobretaxa.

Após o período de chuvas, os reservatórios do Sistema Paraopeba estão com apenas 36% da capacidade. Em 2014, nesse mesmo período, os mesmos reservatórios apresentavam 61% do total e, em 2013, estava operando com 91,2% de sua capacidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por