Polícia Federal investiga crime de compra de votos em Varginha

Hoje em Dia
14/10/2014 às 12:03.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:37

A Policia Federal (PF) inicia nesta terça-feira (14), em Varginha, Sul de Minas Gerais, investigações para apurar os crimes de compra de votos artigo 299 do Código Eleitoral. A investigação recebeu o nome de "Operação 299" e pretende ouvir 15 pessoas, entre eleitores e servidores públicos, que supostamente teriam vendido seu voto no primeiro turno das eleições municipais de 2012, em Três Corações, na mesma região.

Além da compra de votos será investigada a prática de peculado-desvio, que ocorre quando um funcionário público desvia dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, em proveito de si próprio ou de outros.

Segundo as investigações a compra de votos se deu com recursos financiados pelos cofres públicos do município de Três Corações. Será cumprido mandado de busca e apreensão em uma empresa de Três Corações, responsável pela distribuição dos recursos a mando do agente público do município.

A PF ainda não divulgou o nome dos suspeitos, mas entre os investigados estão um ex-prefeito, um ex-vice-prefeito e vereadores de Três Corações.

A "Operação 299" é um desdobramento da “Operação Metástase 57”, realizada em dezembro de 2013, por meio da qual a PF colheu elementos indicativos do uso da máquina pública para fins eleitoreiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por