Viaje no tempo em Paraty, histórica cidade do litoral fluminense

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
30/07/2014 às 08:06.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:34
 (Secretaria de Turismo de Paraty)

(Secretaria de Turismo de Paraty)

Começa nesta quarta-feira (30) e vai até domingo (3), a Festa Literária Internacional de Paraty - Flip, um dos mais importantes eventos da literatura do país. Neste ano, homenagens a Millôr Fernandes e, claro, aos três mestres que faleceram na última semana: João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna.

Aproveite o clima cultural e festivo da cidade por estes dias – a Flip terá muitos shows de grandes nomes da música, como Gal Costa – para fazer também uma pequena viagem no tempo, no Centro Histórico da cidade.

Ponto final do “Caminho Velho”, a rota original da Estrada Real, Paraty, no Estado do Rio, possui um dos centros históricos mais bem conservados do país, e é, sem dúvida, um dos atrativos fundamentais da Estrada Real, ao lado de Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Serra do Espinhaço, Serra do Cipó e da cidade do Rio.

Antes de mais nada, a velha discussão: Paraty ou Parati? Originalmente, era Paraty. Durante a maior parte do século XX, convencionou-se chamá-la de Parati, pois seria uma forma mais moderna. Nas últimas décadas, decidiu-se pelo retorno à forma clássica.

Ilhas e praias

Na baía de Paraty, os turistas encontram 65 ilhas e mais de 30 praias, algumas delas paradisíacas. Este é um dos lugares mais bonitos do Estado do Rio e surge como opção para os mineiros de classe média, seja nos finais de semana, nas férias de verão ou nos feriados.

Paraty fica a 241 quilômetros do Rio, entre a Serra da Bocaina e o mar, ao pé da Serra do Mar, no litoral sul do Estado.

Até hoje, Paraty consegue manter o clima do período colonial, das trilhas do Ciclo do Ouro. Paraty, banhada pelo Rio Pequerê-Açu, é caracterizada pelo sossego, pela cordialidade de sua gente e a boa estrutura, onde se destacam acolhedoras pousadas.

A cidade tem animada vida noturna, com muitos barzinhos e restaurantes que oferecem música ao vivo.

Entre os lugares a visitar, os turistas encontram o Museu de Arte Sacra, que fica na igreja de Santa Rita (de 1722); o bairro histórico; a Matriz de N. Sra. dos Remédios; as igrejas de N. Sra. do Rosário e São Benedito; a Capela de N. Sra. das Dores e o Paço Municipal.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por