Congressistas americanos querem tirar medalha da Liberdade de Bill Cosby

AFP
09/01/2016 às 12:58.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:57
 (AFP / KENA BETANCUR)

(AFP / KENA BETANCUR)

Um grupo de congressistas americanos apresentou, nesta sexta-feira (8), um projeto de lei que autoriza o presidente Barack Obama a revogar a medalha presidencial da Liberdade do ator Bill Cosby, acusado de estupro. A medalha da Liberdade é a mais alta distinção conferida a civis nos Estados Unidos.
Em julho, Obama admitiu que não havia qualquer mecanismo previsto para cancelar a concessão deste prêmio, entregue anualmente pelo presidente há 50 anos.

A proposta de lei dá ao presidente o poder de revogar o prêmio e prevê sanções penais aos premiados que tiverem sua distinção retirada. "Cosby admitiu ter drogado mulheres para satisfazer seu desejo sexual. Por isso que o governo federal não deveria honrar Cosby com a medalha presidencial da Liberdade", indica um rascunho divulgado pelo escritório do congressista republicano Paul Gosar, promotor da iniciativa que conta com o apoio de representantes democratas e republicanos.

Na semana passada, o célebre ator de 78 anos foi indiciado por agressões sexuais, após denúncias de dezenas de mulheres.
Durante muitos anos, ele representou a imagem do pai ideal na série "The Cosby Show".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por