Dilma assina contratos de concessão da BR-040 e mais duas rodovias

Rafael Moraes Moura, Lu Aiko Otta e Erich Decat
12/03/2014 às 13:42.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:35

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (12), que o grande desafio que o País enfrenta hoje é a necessidade de se construir infraestrutura logística. "Ao analisar as rodovias, principalmente nos eixos mais importantes, levar a duplicação a elas torna-se essencial", afirmou Dilma durante cerimônia de assinatura de mais três contratos de concessão de rodovias do Programa de Investimento em Logística (PIL). Para a presidente a duplicação das estradas também significa "maior segurança, rapidez e menor custo".

O evento serviu para a assinatura dos três contratos de concessão de rodovia que faltam: BR-040 no Distrito Federal e em Minas Gerais, BR-163 no Mato Grosso e BR-163 no Mato Grosso do Sul. Dessa forma, foi concluída a formalização de concessões de cinco lotes rodoviários leiloados no final do ano passado. Estavam presentes o ministro dos Transportes, César Borges, e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e das empresas vencedoras dos leilões, a presidente Dilma fez críticas direcionadas aos "pessimistas" quanto ao andamento do PIL.

"Houve desconfiança, gente pessimista em relação a ele (ao programa). Aproveito e uso uma imagem feita pelo grande Nelson Rodrigues, que dizia que os pessimistas fazem parte da paisagem, assim como os morros e as praças. É a da vida, da condição humana, agora todos nós que temos de fazer somos aqueles que têm de acreditar que é possível modificar paisagens", afirmou.

De acordo com dados do governo, a concessão da BR 040/DF/GO/MG deve gerar investimentos da ordem de R$ 7,92 bilhões nos próximos 30 anos nos 936,8 quilômetros de rodovia que vão de Brasília (DF) até Juiz de Fora (MG), passando por Belo Horizonte (MG). Já a concessão da BR 163-MT a previsão do Executivo é de que R$ 4,6 bilhões sejam investidos nas próximas três décadas nos 850,9 quilômetros situados entre MT/MS e Sinop (MT).

Em relação à concessão da BR 163-MS deverá ter investimentos de R$ 5,69 bilhões em 30 anos nos 847,2 quilômetros situados entre a divisa de MT/MS e divisa MS/PR. A tarifa de pedágio prevista pelo grupo CCR foi de R$ 0,04 por quilômetro de rodovia, o que representa um deságio de 52,74%.

Para juntar os três contratos no mesmo evento, dois tiveram sua formalização adiada. As datas previstas eram 6 de março para o trecho no Mato Grosso do Sul e 20 de fevereiro para o do Mato Grosso. Já a assinatura do contrato da BR-040 foi adiantado. Estava marcado para o dia 20 de março.

As datas mudaram a pedido do Planalto, segundo apuro o Broadcast, serviço de informações da Agência Estado. Assessores confirmam que a intenção é faturar as concessões, fortalecer uma agenda positiva junto ao setor privado e aumentar a visibilidade das ações do governo em período pré-eleitoral.

Dilma já começou a capitalizar o avanço na infraestrutura no final de janeiro, quando foi assinado o contrato de concessão do lote formado por trechos das BR 060, 153 e 262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, vencido pela Triunfo Participações.

A cerimônia, originalmente prevista para ocorrer no Ministério dos Transportes - sem a presença da presidente -, foi trazida às pressas ao Palácio do Planalto, com a participação de Dilma, num claro contraste com o que havia ocorrido com outra concessão, a da BR-050 em Goiás e Minas Gerais, um leilão vencido pelo consórcio Planalto. Para eles, a formalidade ocorreu sem maiores pompas no ministério.

Os dois trechos da BR-163 são importantes canais de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste rumo aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). O mês de março é um pico no embarque de soja para exportação, de forma que a presidente terá um bom mote para explorar na solenidade.

Nos últimos dias, os ministérios dos Portos, dos Transportes e da Agricultura intensificaram os trabalhos para evitar a formação de filas de caminhões nos portos. A principal medida é o agendamento da carga, que permite a chegada controlada de veículos.
http://www.estadao.com.br

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