
Para escapar da zona do rebaixamento, o Atlético vai ao Rio Grande do Sul na noite desta quinta-feira (16) realizar um jogo de extremos contra o Internacional.
Enquanto o Galo ocupa a parte de baixo da tabela, na 18ª posição, com sete pontos, o Colorado é vice-líder, com 16 pontos conquistados, podendo assumir a primeira posição em caso de vitória.
Mas é o setor defensivo das equipes que marca o contraste entre os adversários. Com 13 gols sofridos, o Galo tem a terceira pior defesa da competição ao lado do Atlético-PR. Já o Inter tem a defesa menos vazada, com apenas três gols sofridos.
O técnico alinegro Marcelo Oliveira tem sofrido com o rendimento do sistema defensivo do Galo e encontra dificuldades para repetir a escalação do setor.
Das sete partidas disputadas até o momento, somente em duas o Galo repetiu a formação da defesa (contra o Fluminense e o Sport, na 5ª e 6ª rodadas, respectivamente).
Descontinuidade interfere no desempenho
Contrastando com a realidade alvinegra, a defesa colorada vive momentos de estabilidade absoluta (com exceção do goleiro Danilo Fernandes, que assumiu a posição a partir da 2ª rodada, em substituição a Alisson, negociado com o futebol europeu).
O técnico Argel Fucks repetiu a escalação do sistema defensivo nas seis primeiras rodadas, alterando a escalação somente na última partida, contra o América, quando Alan Costa substituiu Paulão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Nesta quinta, o Atlético mais uma vez precisará mudar a escalação para suprir desfalques. E não são poucos: o lateral-direito Marcos Rocha está suspenso; Juan Cazares e Erazo defendem a seleção equatoriana na Copa América; Lucas Pratto, Luan e Dátolo seguem no departamento médico.
A boa notícia para Marcelo Oliveira é que o lateral Douglas Santos retornou da Seleção e está a disposição do treinador.
Mas a equipe gaúcha também tem problemas: o lateral-esquerdo Artur está suspenso e será substituído por Geferson. Além dele, Argel não poderá contar com Fernando Bob e Valdívia, ambos contundidos.
Atlético e Internacional se enfrentam logo mais, às 19h30, no estádio Beira Rio. A partida será transmitida pelo SporTV e Premiere.
(*)Colaborou Felipe Repolês