Cruzeiro volta a enfrentar o Botafogo pela Copa do Brasil após 16 anos

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
02/08/2016 às 19:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:07
 (Rafael Ribeiro/CBF)

(Rafael Ribeiro/CBF)

As oitavas de final da Copa do Brasil deste ano, contra o Botafogo, renderão alguns momentos de nostalgia ao Cruzeiro Apesar de ser em fases diferentes, a Raposa já enfrentou o Alvinegro carioca pelo torneio mata-mata em uma oportunidade especial: no ano 2000, quando os celestes faturaram o tricampeonato da competição.

Há 16 anos, o encontro, até então o primeiro e único das equipes, aconteceu nas quartas de final. Naquela ocasião, os mineiros se deram bem avançando às semifinais com uma vitória por 3 a 2 no Mineirão e um empate sem gols no Maracanã.

Presente no sorteio que definiu, nesta terça-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, a repetição do duelo entre mineiros e cariocas, o diretor de futebol do Cruzeiro, Thiago Scuro, comentou a grandeza do confronto.

“Serão grandes jogos, já tivemos um grande confronto na última fase. O Cruzeiro foi o único Clube a enfrentar um adversário da série A, o Vitória. Temos que nos preparar para esse confronto, temos um adversário difícil pela frente, mas é evidente que temos tempo ainda para esse jogo. Agora é definir o mando, saber onde vamos jogar, mas nesse momento toda atenção nossa está voltada para o Campeonato Brasileiro, para chegar ainda mais forte nessa decisão da Copa do Brasil”, analisou.

O Cruzeiro já faturou quatro títulos da competição que garante o caminho mais rápido à Copa Libertadores: em 1993, 1996, 2000 e 2003. Maior vencedor do torneio ao lado do Grêmio, a Raposa, até a terceira fase da edição deste ano era a única equipe a enfrentar um adversário da Série A do Campeonato Brasileiro.

“O Cruzeiro tem uma tradição dentro da competição, somos tetracampeões. É uma competição que te leva também a Libertadores, então é de grande importância. É importante viver cada momento da maneira certa, temos várias rodadas de Campeonato Brasileiro, vamos preparar a equipe para crescer dentro da competição”, finalizou.  

Confira as fichas técnicas de Cruzeiro e Botafogo na Copa do Brasil de 2000

CRUZEIRO 3 X 2 BOTAFOGO

Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Local: Mineirão

Data: 15/06/2000

Árbitro: Oscar Roberto Godói (PR)

Gols: Alexandre, Geovanni (2) (CRU); Jorge Luiz, Reidner (BOT)

Cartões amarelos: Ricardinho, Geovanni, Cléber Monteiro, Jackson, Cleber (CRU); Reginaldo, Misso, Reidner, Renato, Tinga, Donizete e Vitor (BOT).

Público 6.987

Renda: R$ 31.752,00

Cruzeiro - André Doring; Marcos Paulo (Cléber Monteiro), Alexandre, Cléber, Sorín;Viveros, Ricardinho, Jackson Silva (Marcelo Djian) e Giovanni; Müller (Zé Roberto) e Oséas. Técnico: Marco Aurélio

Botafogo - Wagner; Reginaldo (Vitor), Jorge Luiz, Váldson e Misso; Renato, Reidner, Alexandre Gaúcho, Sérgio Manoel (Rodrigo) e Tinga (Djair); Donizete. Técnico: Joel Santana.


BOTAFOGO 0 x 0 CRUZEIRO

Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil

Local: Maracanã

Data: 22/06/2000

Árbitro: Antônio Pereira (GO)

Cartões amarelos: Ricardinho, Sorín e Rodrigo (CRU); Jorge Luiz, Alexandre Gaúcho, Reidner e Vitor (BOT).

Público 20.578

Renda: R$ Não divulgada

Cruzeiro - André Doring; Rodrigo, Cris, Cléber e Sorín; Donizete, Ricardinho, Jackson (Marcos Paulo) e Geovanni; Muller (Viveros) e Oséas (Fábio Júnior). Técnico: Marco Aurélio

Botafogo - Wagner; Vitor, Jorge Luiz (Magrão), Váldson e Misso; Sandro, Reidner, Alexandre Gaúcho, Sérgio Manoel (Rodrigo) e Tinga (Djair); Donizete. Técnico: Joel Santana.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por