Programação em São João del-Rei tem 50 blocos de rua e desfiles de escolas de samba

Letícia Alves - Hoje em Dia
11/02/2015 às 08:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:59
 (Thiago Morandi/Prefeitura de São João Del-Rei)

(Thiago Morandi/Prefeitura de São João Del-Rei)

O cancelamento do Carnaval em função da falta de água em vários municípios mineiros promete aquecer a comemoração em cidades que mantiveram a folia. Em São João del-Rei e Tiradentes, região Central do Estado, são esperadas mais de 115 mil pessoas nos quatro dias de festa. Entre os atrativos estão os tradicionais blocos de rua, concurso de fantasias e até campanha contra o desperdício de água.

Em São João del-Rei, a festa está a todo vapor desde o dia 31 de janeiro, com o pré-Carnaval. A programação prevê desfiles de 50 blocos e oito escolas de samba. Mais de 90 mil foliões devem passar pela cidade. “Já tivemos oito blocos e teremos mais 42 até o fim do Carnaval. Eles apresentam a diversidade da nossa cultura, atraindo entre 15 mil e 20 mil pessoas. Também temos as tradicionais escolas de samba, que desfilam há mais de 80 anos”, frisou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Leão.

A festa oficial na cidade começa na próxima sexta-feira, com o desfile de quatro blocos a partir das 18h. Entre eles, o do Pirulito sairá do Largo Tamandaré, no Centro, às 21h, terminando o percurso, na madrugada, na avenida Tancredo Neves.

"A partir de sábado teremos de três a quatro blocos por dia. São grupos que arrastam os foliões para a rua, como o Alvorada, que sai de madrugada com todos vestidos de pijama”, afirmou o presidente da Associação de Bandas e Blocos Carnavalescos, Edmilson Sales.

Um dos pontos altos da festa deve acontecer na segunda-feira de Carnaval. Nesse dia haverá o desfile do tradicional bloco Vamos a La Playa, que neste ano traz campanha para o uso consciente dos recursos hídricos. Todo o percurso do grupo, com saída a partir das 15h da avenida 8 de dezembro, no Centro, não irá contar com caminhões de água. Os moradores serão orientados a não molhar os participantes, como tradicionalmente, em nome da preservação do recurso em escassez. A festa do bloco só termina às 21 h na avenida Tiradentes.

As escolas de samba iniciam os desfiles no sábado. A primeira, às 20h30, será a Mirim Unidos da Lata. No domingo, às 20h, a agremiação Mocidade de Santo Antônio abrirá a programação do dia.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por