Move Metropolitano começa em meio a obra e reclamação

RENATO FONSECA - Hoje em Dia
25/04/2014 às 07:47.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:17
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Na pista, lamaçal e uma corrida contra o tempo para instalar os bloquetes (piso de concreto). Na plataforma, entulho, bancos recém-pintados e catracas passando por testes. Pelos corredores, usuários indignados com a falta de informação e monitores sendo treinados. Para piorar, uma chuva fina e a previsão de mais pancada nas próximas horas. Faltando apenas um dia para a estreia do BRT Move Metropolitano, as intervenções necessárias no Setor Leste da Estação São Gabriel, região Nordeste da capital, não foram concluídas e a reclamação é geral por parte dos passageiros.

Neste sábado (26) entra em operação a primeira fase do modal, que passará pelo corredor exclusivo da avenida Cristiano Machado. Trinta e uma linhas de seis municípios da Grande BH serão atendidas. A frota de 117 ônibus metropolitanos que circulam hoje no corredor viário será reduzida a 25. Cerca de 35 mil pessoas serão transportadas por dia. Porém, em meio à promessa de mais fluidez no trânsito, usuários demonstram preocupação.

“A desinformação é geral. Só no último ano, o ponto de embarque do meu ônibus mudou três vezes. Agora, esse novo BRT Metropolitano que ninguém sabe onde e como embarcar. Os motoristas estão desinformados e não há funcionários na estação para nos ajudar”, afirmou a diarista Lourdes Helena da Silva, de 45 anos. Ela é moradora de Santa Luzia, na região metropolitana e utiliza o transporte público para vir a Belo Horizonte trabalhar.

De fato, a reclamação da usuária procede. Apenas na última quinta-feira (24), os cerca de 200 monitores do “Posso Ajudar” que vão prestar orientação aos passageiros, tiveram o primeiro contato com a Estação São Gabriel. “Nunca tinha vindo até aqui. Ainda tenho que me familiarizar com o sistema e aprender a me localizar”, revelou uma jovem que participava do treinamento. A coordenadora do consórcio Cartão Ótimo, Érica Pereira, informou que a capacitação começou há duas semanas e acredita que até este sábado (26) “os monitores estarão afinados”.

A própria Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) admitiu que os panfletos informativos começam a ser distribuídos só a partir de hoje. O secretário da pasta estadual, Fabrício Torres Sampaio, no entanto, garante que as obras em andamento estarão prontas. “O sistema vai operar normalmente. Tivemos todas as garantias de que isso vai ocorrer até sábado (amanhã)”.

Estação de integração
São Gabriel: onde ocorre a ligação entre as linhas alimentadoras vindas das seis cidades da Grande BH e os ônibus do Move Metropolitano.

Estações de transferência
Localizadas ao longo do corredor BRT da Cristiano Machado, e nas avenidas Paraná e Santos Dumont, na Área Central. São módulos diferentes do Move de BH.

Linhas alimentadoras
Fazem o percurso bairro/terminal metropolitano/bairro.eva o passageiro até o São Gabriel, onde haverá
o embarque nas linhas do Move Metropolitano.

Linhas Troncais
Fazem o percurso terminal metropolitano/centro/terminal metropolitano, passando nesta primeira fase pela Cristiano Machado. Há ainda a
linha radial que fará o atendimento a Contagem, saindo do São Gabriel.

Forma de pagamento
Funciona como o metrô. Tarifa paga antes do embarque. O usuário pode usar o Cartão Ótimo ou comprar o cartão unitário nos pontos de venda próximos aos terminais.

Só no dinheiro
Usuário terá uma semana para adquirir o Cartão. Do contrário, quem optar pelo dinheiro pagará duas tarifas. Uma no embarque na cidade de origem e outra no São Gabriel.

Como comprar o Cartão
Postos de vendas nas cidades. Tem dois valores: R$ 10 ou R$ 20, revertidos em passagens. Só na primeira semana o cartão será trocado pelo preço
do bilhete comum.

Como embarcar?
Após descer no São Gabriel, o embarque será feito em uma plataforma diferenciada no mesmo nível do ônibus

No Centro
Quem estiver no Centro de BH e desejar pegar o Move com destino à sua cidade, deverá se dirigir à estação chamada Espírito Santo, localizada na avenida Santos Dumont.

Trajeto
Nessa primeira etapa será feito pelo corredor exclusivo da avenida Cristiano Machado, atendendo às linhas de
seis municípios: Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. Duas linhas radiais farão o atendimento a Contagem. 

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