Ucrânia coloca sob proteção testemunha de assassinato de opositor russo

Estadao Conteudo
06/03/2015 às 12:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:15

A promotoria da Ucrânia informou nesta sexta-feira (6) que providenciou proteção para Anna Duritskaya, a modelo de 23 anos que acompanhava o líder opositor russo Boris Nemtsov quando ele foi assassinado na semana passada. A medida foi adotada depois de Duritskaya ter recebido ameaças de morte.

A modelo ucraniana caminhava ao lado de Nemtsov na noite de 27 de fevereiro quando ele foi morto a tiros numa ponte nas proximidades do Kremlin. No início desta semana, ela disse que cooperou com os investigadores durante vários dias após o crime, mas reclamou que as autoridades russas a estavam impedindo de sair de Moscou. Duritskaya disse que não viu o assassino. Após a intervenção de diplomatas ucranianos, ela pode voltar para casa nesta semana.

Mas em sua volta a Kiev, ela pediu ajuda e proteção à delegacia local de polícia na quinta-feira, após receber uma ameaça de morte, informou a Procuradoria Geral ucraniana em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

Ela recebeu uma ameaça de morte "de pessoas não identificadas" quando estava com seus pais, numa cidade perto da capital, diz o comunicado. A investigação do caso é supervisionada pessoalmente pelo promotor geral Viktor Shokhin.

"É bom que ela tenha recebido proteção do Estado", disse Vadim Prokhorov, advogado de Duritskaya, por telefone, de Moscou. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por