A tradição na Itália é reunir envolta da mesa com muita comida e vinho

Giulia Mendes - Hoje em Dia
05/04/2015 às 09:30.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:30
 (Divulgação)

(Divulgação)

“A Páscoa para os italianos é como se fosse Natal, uma festa grandiosa, com muitos pratos típicos”, conta Remo Peluso, proprietário do restaurante Província di Salermo, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.   O graffaiuoli, biscoito com cobertura de açúcar, típico da região da Sicília, no Sul da Itália, é tradição nas festividades de Páscoa. Segundo Peluso, as crianças levavam o biscoito à missa Pascoal para serem abençoadas e distribuíam o quitute para quem estivesse presente.
“O graffaiuoli representa o renascimento. Minha família trouxe esse costume para Belo Horizonte, todos que visitavam a minha casa provavam e adoravam. Na região da Sicília, todos preparavam em casa esse biscoito para celebrar a Páscoa”, relembrou Remo.
A famosa fritada italiana é outro prato típico. “Quando meus pais vieram para o Brasil, no final do século 19, início do século 20, a fritada era tradicionalíssima. Consiste em uma mistura de ovos, também para festejar o renascimento de Cristo. Cada um acrescenta o que quiser. Meus pais faziam com lingüiça defumada e ervas italianas. Para acompanhar essa iguaria, uma boa taça de vinho”, destacou Peluso.
Província di Salermo
Rua Maranhão, 18, Santa Efigênia
(31) 3241-2205
 
Ingredientes
  Para a massa:
- 2 kg de farinha de trigo
- 10 ovos
- 1/2 xícara de chá de azeite
- 1 pitada de bicarbonato

Modo de preparo
  Uma vez preparada, a massa será cozida por 10 minutos. Deixar esfriar e colocar no formato dos biscoitos. Assar em forno quente até que os mesmos fiquem dourados. Depois de frios, fazer uma calda de açúcar e limão e confeitar os biscoitos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por