Inhotim inaugura galeria com exposição sobre índios Yanomami

César Augusto Alves - Hoje em Dia
24/11/2015 às 18:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:04
 (César Augusto/Divulgação)

(César Augusto/Divulgação)

A nova galeria permanente do Inhotim será inaugurada no dia 26 de novembro, e é dedicada ao trabalho da fotógrafa que dá nome ao espaço, a suíça Claudia Andujar. A exposição de inauguração mostra o trabalho da fotógrafa com os povos indígenas Yanomami, que comparecerão à inauguração para realizar uma pajelança durante o dia. “Foi um pedido de Claudia acordado desde o início dos trabalhos, há cinco anos”, conta o curador do espaço e Diretor Artístico do Instituto Inhotim, Rodrigo Moura.

Radicada no Brasil desde a década de 1950 , Andujar iniciou seu trabalho de registro da Amazônia brasileira em 1970, e só parou em 2010, data dos últimos trabalhos expostos na nova galeria. Além de ter vivido na região, realizou inúmeras visitas às aldeias Yanomami, desenvolvendo um importante trabalho de preservação da cultura e na conquista da demarcação territorial indígena.

As mais de 400 fotografias estão distribuídas em um pavilhão com 1.600m2, o maior do parque. A arquitetura do local permite que as obras interajam com a natureza ao redor, e com a iluminação natural das salas. Além de fotografias, fazem parte da mostra publicações de época, livros da artista e o documentário “A estrangeira”, produzido pelo Inhotim com direção de Rodrigo Moura, que narra a trajetória de Andujar.

Serviço:

Galeria Claudia Andujar

Visitas mediadas das 10h30 às 13h30

Seminário Visão Yanomami, com presença de Claudia Andujar e Davi Yanomami

Dia 27/11

Das 10h às 16h30

Programação completa inhotim.org.br/claudiaandujar

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por