Moradores elegem comissão para acompanhar negociações da tragédia

Raquel Ramos - Hoje em Dia
14/11/2015 às 14:22.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29

Moradores de Bento Rodrigues, um dos distritos de Mariana mais atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, elegeram, neste sábado (14), uma comissão que irá representar a comunidade. O grupo poderá inclusive acompanhar o prefeito da cidade, Duarte Junior, nas reuniões com o presidente da mineradora.

O motorista Antonio Pereira Gonçalves, conhecido como Da Lua, foi um dos seis líderes escolhidos pela população. "Já foi decidido que não queremos voltar para onde vivíamos. Os moradores pedem que um novo Bento Rodrigues seja construído", afirma.

A princípio, uma área localizada entre o antigo distrito e a cidade de Mariana é apontada como um dos pontos mais favoráveis para erguer outra vila. O terreno pertenceria à Samarco, segundo o morador.

Novo lar

Embora saiba que ainda é cedo para determinar prazos, a comunidade espera ter, em até um ano, um novo local para viver, semelhante ao que foi destruído pela lama. "Muitas pessoas, por exemplo, tinham horta no terreno e dependiam disso para viver. Um espaço que permita a plantação é uma de nossas exigências", explica o líder do grupo.

Outra demanda diz respeito ao cartão, no valor de um salário mínimo que, até o fim da próxima semana, deverá ser entregue pela Samarco a cada uma das famílias de Bento Rodrigues. Na avaliação de Antônio, o dinheiro é insuficiente até para os gastos com necessidades pessoais.

Um aumento no valor do repasse já foi solicitado à empresa, conforme informou o prefeito, Duarte Júnior. O pedido é para que o valor seja aumentado em 30% para cada membro de uma família.

Reunião

A primeira reunião da comissão será na próxima segunda-feira (16), às 7h, no Centro de Vocação Tecnológica. Na terça-feira, os moradores de Paracatu, outra comunidade atingida pela tragédia, nomearão seus representantes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por