'É preciso focar mais na maioria das pessoas', diz especialista em segurança no projeto 'Ouvindo BH'

Tatiana Moraes
tmoraes@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/05/2016 às 21:08.Atualizado em 16/11/2021 às 03:40.
 (Tatiana Mores/WhatsApp)
(Tatiana Mores/WhatsApp)

Antes no topo do ranking das cidades mais violentas do mundo, Bogotá e Medelín, na Colômbia, se tornaram referência em combate ao crime e em mobilidade urbana. Os fatores que mudaram a rotina e a cultura das metrópoles são tema do projeto “Ouvindo BH”, desta segunda-feira (7), com a presença do especialista em segurança pública Murilo Cavalcanti.

Na ocasião, Cavalcanti, que veio à capital mineira a convite do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte Marcelo Álvaro Antônio (PR), lançou o livro “As lições de Bogotá & Medellín – do Caos à Referência Mundial”, no plenário Amynthas de barros, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Semelhança

A realidade das cidades colombianas e das brasileiras são muito semelhantes, conforme afirma o especialista, que foi 19 vezes à Colômbia para concluir o livro. E, de acordo com ele, a solução dos problemas tem o mesmo princípio. "É necessário focar mais no jovem da periferia e nas ações sociais do que na construção de viadutos. O foco deve estar na maioria. Se 70% da população utiliza o transporte público, não faz sentido investir no privado", diz Cavalcanti.

Marcelo Álvaro Antônio

Marcelo Álvaro analisa a implantação de ações integradas na cidade, caso faça parte do novo comando da capital

Eleições municipais

As propostas de governo do pré-candidato à prefeitura Marcelo Álvaro Antônio para Belo Horizonte terão as mudanças sociais como norte. Criador do projeto "Ouvindo BH", ele afirma que analisa a implantação de ações integradas na cidade, caso faça parte do novo comando da capital. "Para melhorar a segurança não adianta apenas armar a polícia. Ações de educação também são fundamentais", comenta.

"É necessário quebrar essa lógica perversa de fazer obra pobre para quem é pobre. As escolas mais degradadas estão nas áreas mais degradadas e isso é cruel. É necessário inverter o pensamento. Escolas boas em áreas pobres fazem uma diferença enorme"
Murilo Cavalcanti
Especialista em segurança pública

O pré-candidato admite estar recebendo propostas de diversos partidos para a composição de chapa, mas não informa quais. "Estamos conversando com muitos partidos, mas o mais importante agora é conversar com a população", pondera.

Interior

Pré-candidato a prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, o vereador Marquinho Clementino (Pros) esteve no lançamento do livro de Murilo Cavalcanti. Segundo o político, a obra será utilizada para desenvolver o programa de governo.

Por enquanto, ele adianta que tem como proposta a criação de uma guarda municipal na cidade. A implantação de postos de segurança nas periferias é outro plano do pré-candidato. "Divinópolis sempre foi uma cidade tranquila, mas cresceu muito e atraiu pessoas de todas as partes do Brasil. Por isso, é necessário maior monitoramento", analisa.

Lançamento livro "As lições de Bogotá & Medellín – do Caos à Referência Mundial"

Marcelo Álvaro Antônio, Marquinho Clementino, Murilo Cavalcanti e Diran Rodrigues de Souza Filho

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por