Guerrero deve ser liberado de segundo amistoso do Peru

Gazeta Press
29/09/2014 às 08:29.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:23

Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, para Figueirense e Atlético-PR, o técnico Mano Menezes está próximo de receber ao menos uma boa notícia. A Federação Peruana de Futebol (FPF) deverá liberar o centroavante Paolo Guerrero do amistoso de sua seleção contra a Guatemala, em 14 de outubro, em Lima.

Dessa forma, Guerrero só seria cedido ao Peru para o clássico com o Chile, no dia 10, em Valparaíso, desfalcando o Corinthians contra Cruzeiro e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. Mano passaria a contar com o centroavante diante do Atlético, no duelo decisivo das quartas de final da Copa do Brasil, no Independência.

A informação da liberação de Guerrero foi publicada inicialmente no jornal El Bocón, que definiu o gesto como um “ato de boa-fé” do técnico uruguaio Pablo Bengoechea. O mesmo diário comemorou o fato de o centroavante se mostrar animado para enfrentar o Chile, apesar de o Corinthians ter solicitado a sua dispensa.

No domingo, o jornal Líbero acrescentou que Guerrero, Vargas, Pizarro e Zambrano não deverão enfrentar a Guatemala por se tratar de um adversário de menor tradição. Assim, o quarteto também poderia retornar do Chile a seus clubes sem precisar enfrentar o assédio da imprensa no Peru.

Na última convocação da seleção peruana, o Corinthians já havia entrado em atrito com a FPF por desejar a liberação de Guerrero. O próprio centroavante fez coro com o clube, afirmando que os compromissos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil eram mais relevantes no momento, porém se retratou em seu país.

Guerrero é considerado peça fundamental para o Peru e para o Corinthians. Mano, contudo, tem tentado evitar valorizar excessivamente o desfalque. Mesmo após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR (com o peruano em campo), o técnico não quis chiar das ausências iminentes dos jogadores convocados por seus países.

“Sempre respeito muito quem está no grupo. Nunca me apeguei a desfalques para justificar isso ou aquilo. Não devemos procurar uma bengala para nos apoiar. Com qualquer formação, a gente deve conseguir fazer jogos que nos possibilitem ter um melhor resultado”, declarou Mano.

Além de perder Guerrero, o treinador novamente ficará sem o zagueiro Gil e o meio-campista Elias, que defenderão o Brasil contra Argentina e Japão, e o armador Lodeiro, a serviço do Uruguai diante de Arábia Saudita e Omã. Até a noite de sábado, o departamento de comunicação do Corinthians ainda desconhecia a notícia da liberação de Guerrero do amistoso entre Peru e Guatemala.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por