Direto para Londres, made in Minas Gerais

Émile Patrício - Do Hoje em Dia
13/07/2012 às 08:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:32
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

As malas já estão prontas, e os nomes oficialmente inscritos nos Jogos Olímpicos. Só o que resta aos 259 atletas brasileiros (136 homens e 123 mulheres) que disputarão 32 modalidades nas Olimpíadas de Londres é controlar a ansiedade. Desse grupo, 27 são esportistas que nasceram em Minas Gerais ou que atualmente defendem clubes do Estado.


Alguns são verdadeiros privilegiados e partem com reais chances de “medalhar”, como é o caso dos competidores do vôlei masculino e feminino, judô, futebol e até mesmo no mountain bike. Ontem a Vila Olímpica foi inaugurada oficialmente e, a partir de segunda-feira, as delegações começarão a se acomodar.


Uma das primeiras a viajar é a do judô, que conta com um forte representante, um “mineiro de coração”: o brasiliense Luciano Corrêa, de 29 anos, atleta do Minas Tênis Clube. O judoca mora em Belo Horizonte há 12 anos e se diz totalmente adaptado ao famoso “jeitinho”. “São muitos anos aqui, onde praticamente passei os períodos mais importantes da minha vida e carreira. Optei em morar, porque tenho todo o conforto, qualidade e estrutura nos treinos dentro do Minas”, explica Corrêa. Ele disputa na categoria meio pesado (-100kg).


A medalha olímpica é a “cereja do bolo” para o judoca, que já conquistou o título Mundial e o ouro no Pan-Americano de Guadalajara, no México, no ano passado. Essa será a terceira participação olímpica: Corrêa esteve em Atenas-2004, como reserva, e em Pequim-2008, quando chegou como favorito, mas não lutou bem e foi eliminado na semifinal.


“Dessa vez, não sou cabeça de chave em Londres. Isso é bom, porque não fico visado. Sei que os adversários não devem estar assistindo aos vídeos, me estudando”, explicou. O “mineiro” é o primeiro colocado no ranking brasileiro e o 14º no olímpico da sua categoria (os oito primeiros são cabeças de chave).

 

  O vôlei feminino e o futebol masculino são as equipes com mais representantes de Minas Gerais, com oito atletas. A equipe de José Roberto Guimarães, que busca o bicampeonato olímpico, conta com a oposta Sheilla, a líbero Camila Brait, a ponteira Sassá e a central Adenízia. Entre os homens, o goleiro Neto, o zagueiro Juan, o lateral Danilo e o volante Sandro.

 

 


Mais uma modalidade que se destaca é o tênis. Dos quatro classificados, três são genuinamente de Minas Gerais: André Sá, Marcelo Melo e Bruno Soares. Apenas Thomaz Bellucci, convidado para os Jogos, é de São Paulo.


Outro esporte em que a bandeira do Estado é hasteada é o tiro com arco, que levará um representante, o belo-horizontino Daniel Xavier. Ele treina periodicamente no ginásio do Mineirinho, na Pampulha. Da natação, os mineiros Nicolas Oliveira e Henrique Barbosa contarão com o apoio da experiente Fabíola Molina, de 37 anos, que defende as cores do Minas Tênis Clube. No mountain bike, o atleta Rubens Donizete, o Rubinho, vai dar, em terras inglesas, as pedaladas que aprendeu desde criança nas montanhas de Minas Gerais.

 

 


 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por