Remanescente, goleiro João Ricardo quer ajudar novatos do América

Gláucio Castro - Hoje em Dia
05/01/2016 às 07:46.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:53
 (Carlos Cruz)

(Carlos Cruz)

Quando chegar na tarde desta terça-feira (5) ao CT Lanna Drumond para a reapresentação do América para a temporada 2016, o goleiro João Ricardo certamente terá dificuldades para guardar o nome dos novos companheiros. Com o desmanche do time que garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e a contratação, até agora, de dez reforços, o camisa 1 do Coelho e o volante Leandro Guerreiro devem se transformar nos homens de confiança do técnico Givanildo Oliveira.

“Estava de férias e não acompanhei muito bem esta movimentação de saída e chegada de jogadores. Mas é uma coisa normal do futebol. Nós, que somos remanescentes, temos que ajudar bastante os novatos e o técnico neste entrosamento de início de temporada”, explica João Ricardo, 27 anos. Além dele e Guerreiro, o zagueiro Alisson e o lateral-esquerdo Xavier são os únicos titulares absolutos que ficaram.

Se o primeiro desafio será decorar o nome dos novos companheiros, o segundo é controlar os nervos até a estreia no Brasileirão, em maio. “Será minha primeira vez na Série A. É natural estar ansioso porque é a competição mais importante do país, que reúne os melhores clubes. Teremos um tempo para fazer os ajustes no Estadual para estrear bem na Série A, que tem um nível bem diferente”, projeta.

“Muita gente diz que o América vai brigar contra o rebaixamento, mas posso garantir um time aguerrido, com muita dedicação e vontade. Vamos fazer de tudo para manter o América na Série A”, completa João Ricardo.

O goleiro foi um dos destaques na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Com defesas importantes, ajudou o Coelho a voltar à elite do futebol nacional, onde havia estado pela última vez em 2011. Em 37 partidas, levou 36 gols, média de 0,97.
 
Contrato renovado

As boas atuações de João Ricardo fizeram a diretoria renovar seu contrato até o fim de 2018. O cartaz do camisa 1 é tão grande que o anúncio foi feito na sede administrativa do clube, no Boulevard Shopping.
 
João Ricardo chegou ao Coelho em junho de 2014, vindo do Paraná Clube. Na época, era o terceiro goleiro do time, que tinha Matheus como titular e Fernando Leal na reserva. Pouco tempo depois, Matheus foi vendido ao Porto, de Portugal. Quando o técnico Moacir Júnior foi demitido, em novembro 2014, e Fernando Leal estava lesionado, o interino Cláudio Prates deu a primeira chance a João Ricardo, que não deixou a equipe.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por