Comércio vai contratar 9.406 temporários para o Natal em BH

Bruno Porto - Hoje em Dia
09/10/2014 às 07:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:32
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

O comércio varejista de Belo Horizonte prevê a contratação de até 9.406 trabalhadores para as vagas temporárias do período de final de ano, como reforço para as vendas de Natal, a melhor data para o setor. O contingente de profissionais a serem contratados equivale a um aumento de 1,5% sobre as admissões provisórias do mesmo período do ano passado.

Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e apontam ainda para uma contratação por prazo indeterminado de 20% deste total. “As contratações temporárias têm três funções: atender o aumento da demanda no período, suprir as férias do outros trabalhadores e a seleção de trabalhadores. Então, pode ocorrer a efetivação de um, mas outro com mais tempo de casa perder a vaga”, disse o presidente da CDL-BH, Bruno Falci. A expectativa é que as contratações tenham início na segunda quinzena de outubro.

Apesar do crescimento do número de trabalhadores a serem contratados temporariamente neste ano, as admissões para o período de final de ano estão em desaceleração. Para as vendas do final de 2013 as contratações foram 2,5% maiores que as do fim de 2012. Em 2012 sobre 2011, a alta havia sido de 5,5% e, em 2011 sobre o ano anterior, de 6%.

Cerca de 90%das vagas ofertadas para empregos temporários de Natal são para as funções de vendedores, estoquistas e caixas. Também há vagas para promotores, demonstradores, degustadores, repositores, auxiliares de crédito e para call center. O perfil solicitado é de candidatos com idade superior a 18 anos, que tenham disponibilidade de horário – inclusive finais de semana e feriados –, ensino médio completo, boa comunicação, simpatia e boa apresentação. Experiência prévia no varejo pode ser considerada um diferencial.

De acordo com a pesquisa da CDL-BH, os interessados nas vagas temporárias devem ficar atentos à internet, pois 26,27% dos lojistas entrevistados utilizarão a rede para divulgação. Em segundo lugar os lojistas deverão fazer a divulgação das vagas pelo boca a boca (24,58%), seguido de agências de emprego (22,88%), na própria loja (13,56%), jornal (11,86%) e site do shopping (0,85%).

O presidente da CDL-BH, Bruno Falci, observou que as perspectivas de venda do comércio no Natal de 2014 são moderadas. Para o ano, ele espera um crescimento do comércio de 2,5%. A taxa foi revisada para baixo uma vez neste ano, pois inicialmente a previsão era de expansão de 3,5%.

“O aumento da inflação ao longo do ano, aliado a maiores taxas de juros, vem contribuindo para um cenário menos propício ao consumo, impactando negativamente nas vendas”, afirmou. Falci classificou de pífio o crescimento de 2% do comércio neste ano. “Isso é mais manutenção do que crescimento”, disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por