Minas ganha nova equipe de basquete e terá campeonato forte

Rodrigo Gini
rgini@hojeemdia.com.br
21/09/2016 às 07:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:55
 (Cristiane Nobre/ Divulgação)

(Cristiane Nobre/ Divulgação)

Numa fase de entressafra para o basquete brasileiro, com as campanhas abaixo das expectativas nos Jogos Olímpicos (o masculino só pôde participar por convite), qualquer notícia positiva é importante para o esporte. Ainda mais vinda de Minas, que já teve campeão nacional (o extinto Unit Uberlândia) e três representantes na principal competição do país – além do time do Triângulo, Ginástico e Minas Tênis, único a seguir na elite.

O estado ganhou ontem uma nova equipe, o Contagem Towers e, com ela, a perspectiva de um campeonato adulto de bom nível técnico. A competição terá início dia 30 e a participação do Uniceub Brasília, como convidado.

Fruto de parceria com a ONG Ele Clama, que trabalha com dependentes químicos, o Towers surge com a ideia de abrir espaço para talentos da rede pública de ensino de Contagem e criar times de base para disputar competições oficiais.

Um dos responsáveis pela iniciativa e rosto conhecido do grupo ao lado do pivô Alírio, ex-Minas , do ala/armador Pérez (ex-Ginástico) e do armador Alexandre, é o ala/pivô Wanderson, também revelado pelo clube da Rua da Bahia, e com passagens pela seleção brasileira, além de campeão brasileiro com o Uberlândia. Nascido em Contagem, ele espera dar aos jovens da cidade a oportunidade de crescer pelo esporte. “Queremos acima de tudo mostrar uma realidade boa para a meninada, para que eles fujam da criminalidade e das drogas. Contagem tem muito potencial, e felizmente as empresas da cidade (Vilma, Boreda, Só Marcas e Emifor) entenderam isso e nos ajudaram a concretizar o sonho”, explicou. O técnico da equipe é Alexandre Arantes.

Rivais
Para o Minas, a disputa ajudará a dar rodagem ao jovem grupo comandado pelo técnico Cristiano Grama ­– a base é a equipe que está disputando o LDB, o Brasileiro Sub-22, e será mantida para o NBB, que começa em novembro.

Já o Ginástico/Olímpico volta a sonhar grande depois do terceiro lugar do LDB sob o comando do técnico Jefferson Teixeira, revelando atletas como o armador Paulinho e o ala/armador Alef.

O mineiro será disputado em dois circuitos – o primeiro, um quadrangular, entre o dia 30 e 2 de outubro, no Poliesportivo Só Marcas, no Buritis, com a participação do Brasília. Entre os dias 6 e 8, os mineiros se enfrentam em um triangular – o dono da melhor campanha avança à decisão, contra o vencedor do confronto entre os outros dois, em série melhor de três.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por