JONATHAN NACKSTRAND/AFP
Ibrahimovic

Ibrahimovic ou Cristiano Ronaldo. Só um dos dois craques estará no Brasil na próxima Copa do Mundo. Isso porque o sorteio da repescagem europeia para o Mundial, nesta segunda-feira, colocou frente a frente as seleções de Portugal e Suécia. A França, outro dos times tradicionais que não têm vaga na Copa, vai encarar a Ucrânia. Franceses e Suecos decidem em casa. A ida é em 15 de novembro. A volta, quatro dias depois.

O ex-jogador suíço Alexander Frei foi quem sorteou as bolinhas nesta segunda, em Zurique (Suíça). Num ponte estavam as quatro equipes mais bem colocadas no ranking da Fifa (Portugal, Ucrânia, Croácia e Grécia). No outro, França, Suécia, Romênia e Islândia.

Logo o primeiro chaveamento colocou frente a frente Portugal e Suécia. Em seguida foi sorteada a França, contra a Ucrânia. A Grécia, que acabou superada pela Bósnia-Herzegovina no seu grupo, vai pegar a Romênia. Já a surpresa Islândia terá que encarar a Croácia.

Nas Eliminatórias Europeias, as 53 equipes da Uefa foram divididas em nove grupos, sendo oito deles de seis times e um com cinco. O primeiro colocado de cada uma das chaves avançou direto para a Copa. Dos nove vice-líderes, foi eliminado da repescagem aquele que somou menos pontos, desconsiderando, para os times que estavam em grupos de seis equipes, os resultados contra o lanterna. Assim, a Dinamarca ficou de fora da repescagem.

A França reclamava previamente do formato do sorteio. Os franceses se dizem prejudicados porque estavam num grupo menor nas Eliminatórias e só fizeram oito jogos na competição, contra 10 dos outros times da repescagem. Assim, tiveram menos chance de somar pontos em partidas oficiais. A distância para a Ucrânia, que será sua rival, é de apenas um ponto no ranking. No fim os franceses acabaram beneficiados. Por terem ranking menor, decidem em casa.

Espanha, Inglaterra, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Alemanha, Suíça, Itália, Holanda e Bélgica já estão classificados para a Copa. Só os bósnios são estreantes.

Confira as partidas da repescagem europeia:

Dia 15 de novembro:

Portugal x Suécia

Ucrânia x França

Grécia x Romênia

Croácia x Islândia

Dia 19 de novembro:

Suécia x Portugal

França x Ucrânia

Romênia x Grécia

Islândia x Croácia