Intensidade de inverno

Lady Campos - Hoje em Dia
29/03/2015 às 11:15.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:25

A vontade de que dias mais frios batam à nossa porta é diretamente proporcional ao desejo de usar perfumes mais fortes e densos. “Há uma associação dos perfumes do outono/inverno com a natureza. As folhas caem, a temperatura fica mais baixa e os perfumes acompanham a estação do frio com fragrâncias mais intensas, flores mais opulentas e presença predominante de madeiras, como patchouli, sândalo e cedro”, fala com propriedade a professora Márcia Santana, que dá aula para o curso de pós-gradução em Cultura do Perfume da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Ainda no rol de matérias-primas para os perfumes do inverno, “notas orientais adocicadas, como caramelo e chocolate, que se classificam gourmand”, acrescenta Márcia.

Junte-se a isso a sensação de proteção e toque aveludado, características das fragrâncias de inverno. Ao contrário dos perfumes do verão, que costumam ser mais leves (menos densos), refrescantes com fragrâncias cítricas e de florais frutados.

Perfumes leves, como águas de banho ou splashes, têm concentração de óleo essencial de 5% a 10%, e deocolônias concentram 10% a 15% de óleo essencial. Já as fragrâncias do inverno, também chamadas de eau de parfum, têm 18% a 25% de concentração de óleo essencial. “Acima disso, são chamados de extratos, com 30% a 40% de concentração e notas intensas e elegantes. Custam uma fortuna”, afirma Márcia.

Lançamento da grife Thierry Mugler, Alien Eau Extraordinaire é um flanker (versão modificada de um perfume de sucesso). A nova edição contém madeira de caxemira e âmbar branco acrescidos de buquê de frutas cítricas e flores: bergamota, néroli, flor de Tiaré e heliotrópio.

Da Calvin Klein, Reveal é lançamento da marca e tem fragrância caracterizada como oriental solar. O perfume tem como nota de topo sal puro, pimenta rosa, pimenta preta, pimenta branca. No coração, lírio, âmbar, toque de energia solar, além de sândalo, caxemira e vetiver. A fragrância tem uma assinatura altamente sensorial de sal puro e capta traços do aroma erótico da pele. “É um perfume oriental amadeirado e tem a cara da mulher brasileira”, destaca a professora Márcia.

Desenvolvido pelos perfumistas Veronique Nyberg e Olivier Polge (International Flavors & Fragrances), o perfume Joop! Miss Wild mistura rosa picante com a feminilidade da baunilha, nota de coração. Fragrância selvagem.  

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por