Aos 88 anos, morre o maestro alemão Kurt Masur

Hoje em Dia*
20/12/2015 às 18:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:24
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Morreu nesse sábado (19) o maestro alemão Kurt Masur, um dos mais importantes regentes de orquestra do mundo. Masur tinha 88 anos. O anúncio da morte foi feito pelo presidente da Filarmônica de Nova York, Matthew VanBesien. Masur sofria do Mal de Parkinson.

"É com profunda tristeza que escrevo em nome da família Masur e da Filarmônica de Nova York para informar que Kurt Masur, que foi nosso diretor musical de 1991 a 2002 e mantém o título emérito, faleceu em 19 de dezembro de 2015", informou.

O maestro dirigiu importantes orquestras como a Filarmônica de Nova York (1991-2002), a Orquestra Nacional da França (ONF) e a Orquestra Filarmônica de Londres.

Em 2001, veio a São Paulo com a Filarmônica de Nova York e, pouco depois, comandou a Osesp. Em 2010, realizou um ciclo de concertos com a Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, interpretando o ciclo das sinfonias de Brahms.

Na ocasião, fez um balanço de sua trajetória: "Eu continuo buscando, como aprendi desde cedo, a ser eu mesmo. Aos cinco anos de idade, vi fascistas e comunistas lutando. Depois, Hitler chegou ao poder. Não esqueço de meu pai me dizendo: ‘Viva, mas seja você mesmo’. O mesmo ouvi de um padre durante a guerra. ‘Seja você mesmo’. Sempre. Tive uma longa vida. Eu sei o que é a brutalidade. Eu sei o que é a tristeza. Mas sei também o que é o amor. E, se isso me define enquanto ser humano, define também a música que eu faço".

Considerado humanista nato, a morte do maestro foi citada no site oficial dele com um post emocionado. Na página inicial, aparece uma foto do artista acompanhada da "Oração da Paz", também conhecida como "Oração de São Francisco".

* Com Agência Estado

Veja a mensagem a seguir:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por