De ressaca, Cruzeiro descarta troca de treinador e reinicia busca por reforços

Pedro Artur - Hoje em Dia
29/05/2015 às 07:16.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:15
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Com o primeiro semestre perdido após a desastrosa eliminação na Copa Libertadores, com a derrota de 3 a 0 para o River Plate, em pleno Mineirão, na última quarta-feira (27), a diretoria do Cruzeiro mantém o planejamento para o restante da temporada. Assim, o técnico Marcelo Oliveira, pressionado pelos maus resultados, permanece à frente do comando do time estrelado. Ele segue participando de reuniões com os dirigentes para a indicação de reforços.

A informação foi repassada à imprensa pelo gerente de futebol do clube, Valdir Barbosa, que desmente as especulações sobre a vinda de Vanderlei Luxemburgo para a Toca da Raposa. “O Marcelo está mantido. Não houve nenhuma conversa para que o ele saia. O técnico também está pagando pela saída de jogadores e a chegada de outros. Não há nenhum tsunami, nenhum abalo na nossa forma de trabalhar”, garante o dirigente.

Valdir Barbosa considera natural caso o treinador celeste receba alguma proposta de outro clube. “Afinal de contas, ele é o atual campeão brasileiro e outros clubes necessitam de grandes treinadores”, ressalta.

O diretor de futebol afirma que o Cruzeiro procura ao menos três reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (o time entra nesta segunda competição em agosto). A prioridade continua sendo um meia. “Mas nada impede que a gente traga um ou dois que não sejam meias”, diz. Segundo o cartola, o novo reforço para o meio-campo deverá vir do futebol europeu.

Questionado sobre as contratações que não deram certo neste ano, o dirigente disse que nem sempre as coisas saem como previstas. Ao todo, chegaram à Toca 14 jogadores. “As contratações que as vezes não dão certo acontecem em qualquer clube, vencedores ou perdedores. No elenco que tivemos em 2012, 2013 e 2014, vários jogadores contratados não deram certo. Só que não houve destaque, porque a equipe estava em momento muito bom e conseguiu ganhar dois campeonatos (brasileiros) consecutivos”, argumenta.

Sem espaço no time, o atacante colombiano Riascos, por exemplo, foi emprestado ao Vasco. O zagueiro Douglas Grolli ainda não atuou após cinco meses na Toca.

Crítica

O goleiro Fábio ficou incomodado ao ser questionado sobre a possível troca de treinadores após a eliminação na Libertadores. Ele lamenta que essa seja a cultura do futebol brasileiro.

“É o que mais acontece dentro do nosso futebol, infelizmente. Às vezes, não por falta de capacitação, mas porque o treinador vê que não consegue tirar algo do atleta mais. Muitos técnicos nem esperam que o clube tome a decisão, têm personalidade e pedem para sair. São coisas do futebol, e algumas vezes eu acho exageradas. Tem que ser analisada com critério. Espero que cada vez isso aconteça menos”, disse o capitão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por