Liberado pelo tribunal, Yago celebra chance de voltar no clássico com o Palmeiras

Estadão Conteúdo
07/06/2016 às 07:57.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:46
 (Agência Corinthians)

(Agência Corinthians)

Após um julgamento que durou três horas na sede da Federação Paulista, o zagueiro Yago respirou aliviado. Uma punição por doping, que poderia chegar a seis meses, foi reduzida para apenas um mês. "Eu me assustei", desabafou o jogador do Corinthians.

Ele já pode jogar o clássico de domingo contra o Palmeiras porque a suspensão começou a valer no dia 10 de maio, quando ele foi afastado preventivamente até a realização do julgamento, realizado nesta segunda-feira. "Passou um filme (na minha cabeça), mas agora é virar a chavinha, pensar que agora estou à disposição, que tenho uma responsabilidade de poder voltar com a cabeça no campeonato."

Houve momentos de tensão no julgamento porque o relator Luiz Roberto Martins, ao explicar os motivos da punição, chegou a dizer que a suspensão, na visão dele, poderia ser de zero (apenas uma advertência) até dois anos pelo uso de doping, ainda que não tenha sido intencional. Depois, o relator deu sua sentença: seis meses (180 dias). Houve outro voto para a punição de 180 dias, mas dois auditores votaram por uma pena menor: de um mês. Em caso de empate, prevaleceu a pena menor.

"Fiquei quase um mês fora, já perdi uns seis jogos. É difícil, você sair de uma titularidade para sei lá, quinto, sexto zagueiro. Foi difícil", disse Yago. "Agora fiquei muito feliz porque já estou à disposição, mas também um pouco chateado porque não tive culpa. Mas nesse período eu pude rever muitas coisas, melhorar meus treinamentos e voltar com mais disposição", disse Yago.

Flagrado pelo uso de betametasona após o clássico contra o Santos, ainda pelo Campeonato Paulista, Yago foi suspenso preventivamente. Independentemente da intenção, os membros do tribunal consideraram que houve um ganho no desempenho. A substância foi encontrada na amostra do jogador com o triplo da quantidade permitida. Esse foi o motivo da punição e não o método utilizado na aplicação da sustância (intra-articular).

Yago pode até ser titular no clássico porque o técnico Tite deve perder um zagueiro para o clássico. Vilson ainda se recupera de um edema na coxa e é dúvida para enfrentar o Palmeiras. Caso Vilson não se recupere, Yago pode começar jogando, porque Balbuena defende a seleção paraguaia na Copa América Centenário. Outra opção é manter jovem Pedro Henrique na zaga ao lado de Felipe.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por