Mineira vai em busca de ideias inovadoras na Suíça; confira vídeo

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
12/08/2015 às 06:38.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:19
 (Divulgação)

(Divulgação)

Busque dentro de si a diferença que gostaria de ver no mundo. É essa a filosofia de vida da belo-horizontina Gabriela Reis que, aos 31 anos, foi escolhida para representar a capital mineira num encontro mundial de jovens de toda parte do mundo. O evento, promovido pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), começa nesta quinta-feira (13) em Genebra, na Suíça.

Curadora do Global Shapers Hub Belo Horizonte – projeto independente e sem fins lucrativos criado pelo FEM –, ela quer, em sua estreia na Europa, não apenas partilhar conhecimento, mas trazer para a cidade natal ideias inovadoras sobre como transformar pequenos projetos em grandes negócios.

“Será uma experiência enriquecedora para conhecer pessoas do mundo inteiro, entender como as redes funcionam em cada país e trazer para BH bons exemplos de como ajudar jovens empreendedores a desenvolver, consolidar e dar continuidade a seus projetos”, avalia a designer, consultora em Inovação e Gestão de Marcas, professora da PUC e professora associada da Fundação Dom Cabral.

Ações positivas

Espalhados por mais de 400 cidades do mundo – dez no Brasil, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador –, os Global Shapers têm como objetivo incentivar ações de impacto positivo mundo afora.

A ideia é reunir ações individuais e transformá-las em grandes mudanças em prol do bem comum. Em BH, os encontros são às quintas-feiras e reúnem 16 jovens ou shapers, como são chamados, de 20 a 30 anos.

O grande desafio, segundo Gabriela, será compreender como em outros países os jovens enfrentam, por exemplo, a falta de apoio, sobretudo financeira, de grandes organizações a projetos individuais de pequeno ou médio porte. “Muitos jovens não conseguem transformar seus projetos em negócio porque não são financeiramente sustentáveis, então acabando abandonando a ideia”, explica.

Confira vídeo:

Bagagem

Na bagagem de volta, Gabriela quer trazer experiências internacionais capazes de transformar BH numa cidade mais próspera. “Percebo que há uma série de pessoas com um pensamento em comum, e a gente vê como é recompensador fazer algo que, muito mais do que para os outros, é benefício para nós mesmos. Quero fazer as coisas acontecerem”, diz.

A Reunião Anual de Curadores, dessa quinta-feira (13) até o dia 18, é voltada para os desafios globais, que envolvem temas como agricultura e segurança alimentar, crescimento econômico e inclusão social, emprego, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

O Fundo Econômico Mundial é uma associação internacional responsável por organizar encontros anuais com a participação e colaboração das maiores e principais empresas do mundo.

“Se eu faço minha parte e o outro faz a dele, a gente consegue contribuir para a cidade que gostaríamos” Gabriela Reis, curadora do Global Shapers Hub Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por