Estudantes farão primeiro preparativo virtual para o Enem

Danilo Viegas
dviegas@hojeemdia.com.br
28/04/2016 às 19:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:10
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Júlia Moreno, aluna do 3º ano do Colégio Magnum, na região Leste de Belo Horizonte, terá um dia atípico neste sábado (30). Ela vai se juntar a 1,4 milhão de estudantes cadastrados na Hora do Enem, plataforma on-line de ensino do Ministério da Educação, para fazer o primeiro simulado preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Feito o simulado pelo hotsite (tvescola.mec.gov.br/tve/serie/horadoenem), Júlia receberá uma nota equivalente a como seria a classificação dela no Enem. O rendimento do candidato permite à plataforma traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas ele precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria.

“Toda informação que recebermos é importante. Gosto da Hora do Enem porque são aulas dinâmicas. Me concentro mais ouvindo, quando leio me distraio facilmente” diz Júlia, que quer cursar medicina na UFMG.

Tempo

O simulado com 80 questões estará aberto de 0h às 20h de sábado. Cada candidato tem quatro horas para respondê-las. Nas instituições de ensino que oferecem acesso à internet, a prova poderá ser feita das 8h às 12h.

O aluno tem a opção de fazer o simulado em casa, na escola ou qualquer outro lugar usando computador, celular ou tablet

Para Rafael Marques, outro aluno do Magnum, a principal vantagem da Hora do Enem é o treinamento para administrar o tempo de prova: a média é de três minutos para cada questão. Ele também elogia a portabilidade da plataforma, que pode ser acessada por computador, smartphone ou tablet. No entanto, critica a “superficialidade dos exercícios”.

Revisão

Na Escola Estadual Pedro II, na região Centro-Sul de BH, a aluna Izabela Cristina agrega o aplicativo aos conteúdos adquiridos em sala de aula. “É uma ferramenta que você usa para revisar tudo o que aprendeu. Costumo usar pelo celular, principalmente quando estou no trânsito”, diz.

Quem já se deu bem com a plataforma foi Amanda Santos, do 3º ano da Pedro II. “Na semana passada fui aprovada em uma prova devido, também, à consulta ao aplicativo. A versatilidade me ajuda tanto nas provas quanto no Enem”, ressalta.

Estão previstos outros simulados on-line: em 25 de junho, 13 de agosto, 8 e 9 de outubro. Segundo o MEC, em maio estará no ar o conjunto de vídeos online em tempo real chamado de MECFlix.

 Desafio

A figura do professor em sala de aula não é o único provedor de conhecimento ao aluno. Mas em tempos de fácil acesso à informações on-line, o desafio da educação deve ser o de filtrar a qualidade do conteúdo. 

“Várias vezes me peguei pedindo que os alunos consultassem o Google. O papel do professor hoje é o de mediador de informações”, esclarece Marco Antônio Barbosa, professor de biologia e coordenador pedagógico do Magnum. Para ele, A Hora do Enem não deve ser o único caminho de preparação para uma avaliação complexa. 

Na Escola Estadual Pedro II, a professora de filosofia Leila Miranda tem a mesma opinião. “A plataforma não substitui o momento da sala de aula, nem a consulta aos livros, mas é uma ferramenta aonde os alunos vão reconhecer seus pontos fracos e o que precisam se aprimorar”, diz.

Além do programa do MEC, o estudante do Magnum Caio Martins Lima, de 16 anos, assina também o aplicativo Descomplica, que por R$ 25 oferece mais de 28 mil aulas gravadas. “Em sala de aula, os professores explicam temas que vão além do que é exigido no Enem. Com esses programas on-line posso focar mais na minha preparação para a prova em novembro”.

 Na TV

A partir de 2 de maio, a TV Escola exibe, de segunda à sexta-feira, às 7h, o programa de TV da Hora do Enem. A reapresentação irá ao ar às 13h e às 18h. Às 15h dos sábados e às 6h dos domingos será reapresentado todo o conteúdo da semana, em sequência. No celular ou no computador é possível baixar os episódios para assistir onde e quando quiser.

A cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas, resoluções comentadas de questões que já caíram no Enem em anos anteriores, além de muito conteúdo produzido por especialistas: segunda-feira (matemática), terça-feira (ciências humanas), quarta-feira (linguagens e códigos), quinta-feira (ciências da natureza) e sexta-feira (redação)

Com 30 minutos de duração, no primeiro e segundo blocos o programa apresenta informações gerais sobre o Enem, notícias, orientações e comenta duas questões do exame dos anos anteriores. 

No terceiro bloco, um convidado é recebido no estúdio para ampliar a discussão do Exame Nacional para além dos conteúdos trabalhados nas provas. (Colaborou Leandro Hermenegildo)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por