Triumph Bonneville: para puristas ao extremo

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
30/05/2015 às 10:26.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:16
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Quem gosta de moto certamente um dia já sonhou em ser um “Easy Rider” nas estradas americanas, ou em curtir por aqui mesmo a liberdade em cima de uma motocicleta simples e com bastante força para “rasgar” o asfalto. Pois é justamente essa a missão da Triumph Bonneville T100, que embora com mecânica moderna oferece simpático visual “retrô” e funcionamento descomplicado.

Não há programação eletrônica para nada, apenas a suspensão traseira tem ajuste de carga regulável mecanicamente. É ligar e sair andando sem ter que pensar em nada! Aliás, antes de ligar, puxe o botão do afogador para matar a saudade das “carburadas” British Twins da década de 60. Mas de antigo basta o visual. O motor com 865 cc de cilindrada produz 68 cavalos, 7 kg de torque e música pela descarga. As respostas são firmes e incrivelmente suaves em todas as rotações, sobretudo em baixa velocidade.

O confortável assento com apenas 77,5 centímetros de altura, aliado ao baixo peso de 230 quilos, torna fácil manter a moto parada e manobrar. A suspensão é firme sem ser dura, exceto ao passar com um adulto na garupa sobre quebra-molas ou grandes oscilações, quando, em virtude do reduzido curso da suspensão, “soca” contra o batente.

Thiumph Bonneville T100

O QUE É?
Estilo “Naked” com as mesmas linhas desde seu lançamento em 1959.

ONDE É FEITA?
Fabricada na Inglaterra, com montagem em Manaus.

COMO ANDA?
Força e incrível suavidade em baixas velocidades, e bastante fôlego na estrada. Ela faz de 0 a 100 km/h em pouco mais que 5 segundos e a velocidade máxima gira em torno de 190 km/h.

QUANTO CUSTA?
R$ 32.490

COM QUEM CONCORRE?
Não é fácil identificar concorrentes para uma lenda. Como semelhantes temos Harley-Davidson 883 Iron (R$ 34.166), Yamaha Midnight Storm (R$ 37.500) e Honda Shadow 750 (R$ 32.576).

COMO BEBE?
Em percurso urbano fez 13,5 km/l e 23 km/l na estrada.

COMPORTAMENTO:
Moto na mão e estável, com o guidão leve que reage proporcionalmente a inclinação em médias e altas velocidades. Em baixa, torna-se pesado e tende a virar ligeiramente mais que a curva. A pilotagem é fácil e ergonômica, com bom posicionamento também para o garupa.

MECÂNICA
O ABS é você! Ela não tem assistente de frenagem, tem-se que tomar cuidado em pistas molhadas ou com areia. O assento baixo facilita as manobras. Embreagem ligeiramente dura e câmbio com mudanças leves e precisas.

ACABAMENTO:
Montagem e acabamento primorosos.

MERCADO:
Motocicleta voltada para o “nicho” de mercado dos que procuram um produto clássico ou saudosista, com pequena participação nas vendas da categoria.

CONCLUSÃO:
Uma máquina para quem quer curtir o passado em uma motocicleta simples e com desempenho de sobra na cidade ou estrada. Até os baixinhos não terão qualquer dificuldade para mantê-la em pé. A posição de pilotagem seria mais confortável se as pedaleiras ficassem ligeiramente mais à frente.

PONTOS POSITIVOS:
Estilo
Praticidade
Desempenho

PONTOS NEGATIVOS:
Suspensão “curta”
Sem abs
Posição das pedaleiras

Mas de antigo basta o visual. O motor com 865 cc produz 68 cv, 7 mkgf de torque e música pelo escapamento

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