Rio Acima se mobiliza contra barragem dez vezes maior

Aline Louise - Hoje em Dia
11/11/2015 às 07:10.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:25
 (Robson de Oliveira)

(Robson de Oliveira)

A tragédia em Mariana acendeu o sinal de alerta da comunidade de Rio Acima, na Grande Belo Horizonte. A população se mobiliza para tentar impedir a construção, pela Vale, de uma barragem dez vezes maior que a de Fundão, na região chamada Fazenda Velha, a sete quilômetros da cidade.

Na terça-feira, uma reunião de rotina do Conselho de Patrimônio Artístico e Cultural do município acabou virando alvo de protestos de populares. No encontro, foi discutido o tombamento da área, o que impediria a concretização do empreendimento.

“Essa mobilização é antiga. Agora, com as pessoas vendo o que é de verdade o rompimento de uma barragem, ela ganhou mais força”, disse Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, membro do Movimento pelas Serras de Águas de Minas.

Tombamento

Segundo o secretário de meio ambiente de Rio Acima, Henrique Machado, não há, no momento, nenhuma negociação em curso para que a Vale implante qualquer estrutura no município.

“Existe um processo judicial de desapropriação da Fazenda Velha, portanto, Rio Acima tem apenas a posse provisória. Por outro lado, desde janeiro de 2014, houve um encaminhamento para o Conselho de Patrimônio Artístico e Cultural do município de um pedido para que a Fazenda Velha seja tombada, considerando a importância dos pontos de vista paisagístico, cultural e biológico. Estamos numa fase inicial de tombamento”, explicou Machado.

A Vale foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por