Famílias de Bento Rodrigues começam a sair de hotel para morar em casas alugadas

Raquel Ramos - Hoje em Dia
14/11/2015 às 17:54.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Desabrigados de Bento Rodrigues começaram a ser levados, na tarde deste sábado (14), para casas alugadas pela Samarco em diversas regiões de Mariana, na região Central de Minas Gerais. O remanejamento da população para esses imóveis foi acordado com o Ministério Público.

A família da dona de casa Roza Helena da Silva, de 47 anos, foi a primeira a deixar o hotel onde estava desde a tragédia para recomeçar a vida em novo endereço. "A empresa me apresentou três apartamentos e eu escolhi o que achei mais apropriado. Vou morar com três filhos e um neto", contou.

Embora satisfeita por, finalmente, ter mais conforto, a dona de casa diz que nada se compara à casa onde vivia em Bento Rodrigues, agora enterrada pela lama. "Estamos em um lugar novo, longe da vizinhança que já conhecíamos. Não será a mesma coisa". Ela ressalta que não abrirá mão de ter um imóvel próprio no futuro, doado pela mineradora.

Natalia Aparecida Felipe, filha de Roza, também foi transferida, neste sábado, para um apartamento alugado, onde morará com o marido e dois filhos.

Acordo

Pelo acordo firmado com o MP, todos os apartamentos devem ser entregues aos moradores com mobília nova e suprimentos. O gerente de suprimentos da Samarco, Jener Pontes, garantiu que a empresa está cumprindo a palavra.

No entanto, ainda não foi definido por quanto tempo a mineradora arcará com as despesas dos aluguéis. O prazo, segundo o representante da mineradora, será definido em futuras reuniões com o Ministério Público.

A previsão da Samarco é que, até a próxima terça-feira, todos os hóspedes da Pousada Conto de Minas sejam realocadas. Em seguida, é a vez de os moradores abrigados no Hotel Peovidência passarem pela mudança.

"Não sabemos quanto tempo levará até que todas as famílias sejam levadas para os imóveis alugados. O cronograma não foi definido, mas já mapeamos 700 casas. Apresentamos os imóveis à população e damos a ela o direito de escolha".

O valor pago pela mineradora com os aluguéis não foi revelado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por