Bombeiros autorizam trabalho de voluntários e admitem cansaço: 'extenuados'

Mariana Durães
30/01/2019 às 14:20.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:18
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Após restrições impostas pelo Corpo de Bombeiros por medida de segurança, o trabalho de voluntários foi autorizado a partir de agora, de forma a auxilar os militares nas buscas por desaparecidos em Brumadino, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação é do porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, em coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira (30), na cidade. 

Segundo Aihara, cerca de 30 voluntários de Brumadinho e do Paraná vão começar a ser usados já nesta quarta-feira (30). “Eles estarão em áreas mornas, para certificar em relação a vestígios e referências que possam ajudar nas buscas”, explicou. É chamada de área quente aquela que foi atingida pela lama da barragem, enquanto a morna é referente ao entorno. 

Os bombeiros solicitaram ainda ao Servas que seja aberto novamente um link para cadastros de voluntários. Assim, aos poucos, as pessoas serão acionadas para ajudar. O porta-voz dos bombeiros voltou a garantir que a barragem VI está segura e estável. Agora, a estrutura que continua sendo drenada, está com 110 mil litros. 

Reforço 

No momento a força-tarefa opera com 15 aeronaves e 322 bombeiros, além de 136 militares de Israel. Na tarde desta quarta-feira (30), dois helicópteros devem reforçar as buscas, um de Minas e outro de Goiás. E na quinta-feira (31), duas aeronaves serão utilizadas, uma de Santa Catarina e outra do Espírito Santo, com cinco militares em cada.

O apoio, que já havia sido oferecido há alguns dias, foi aceito para que seja possível um rodízio da tropa. Pela primeira vez desde o rompimento da barragem, os bombeiros admitiram que estão cansados. “O nosso trabalho aqui não era de quantidade de pessoas, mas sim técnico. Agora, os militares já estão bastante extenuados”, explicou o tenente Aihara. 

O bombeiro lembrou, ainda, que esta é uma situação impactante de trabalho. Conforme Aihara, todos os corpos que estavam nos níveis mais superficiais já foram recuperados. A previsão para os próximos dias é de uso de maquinário, como retroescavadeiras, para localizar os demais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por