Ricardo Bastos/Arquivo
Calor - temperatura - BH
Orientação é a ingestão de bastante líquido e roupas leves nos próximos dias

O Brasil e todo o hemisfério Sul entraram na primavera às 17h44 (horário de Brasília) deste domingo (22). A estação das flores marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do país, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui. Neste ano, segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo, o Brasil deverá ficar em neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña e o oceano Atlântico estará favorável ao aumento da chuva em todas as regiões.

Em Minas, as temperaturas ficam altas em todas as regiões do Estado, sendo a característica desta primavera. Uma frente fria chega nesta segunda-feira e poderá causar temporais nas regiões Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

O tempo muda na Região Metropolitana de Belo Horizonte a partir desta terça-feira, com previsão de 7mm de chuva, prevalescendo até a quarta-feira. Entretanto, a somente na quinta o calor deve começar diminuir. Segundo Climatempo, a temperatura na capital mineira neste dia não passa dos 25 graus, enquanto a mínima prevista é 15 graus. 

Comdec alerta sobre baixa umidade do ar em BH

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu comunicado desaconselhando os belo-horizontinos a praticarem atividades ao ar livre e exposição ao sol entre às 10 e 17 horas - período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. O alerta vale até às 18 horas desta segunda-feira (23).

Segundo o órgão, a presença de uma massa de ar seco sobre BH e Região Metropolitana pode deixar a umidade relativa do ar em torno de 30% a 20%, principalmente nos períodos da tarde. A orientação é a ingestão de bastante líquido e roupas leves.

Veja a previsão para os próximos meses no país:

Outubro – Chuva volta devagar. Menos quente que em 2012, principalmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Estados do Sul.

Novembro – Chuva em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Temperaturas mais altas que em 2012, porém sem valores extremos.

Dezembro – Chuva irregular. Temperaturas não tão altas quanto no ano passado, mas ainda assim, acima da média.