Pimenta se compromete com a revitalização do São Francisco

Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
26/09/2014 às 07:42.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:21
 (LEO LARA/DIVULGAÇÃO)

(LEO LARA/DIVULGAÇÃO)

O candidato ao governo pela coligação “Todos por Minas”, Pimenta da Veiga (PSDB), esteve nessa quinta-feira (25) em Pirapora, Norte de Minas e garantiu que, caso eleito, fará tudo o que for possível para recuperar o rio São Francisco. De acordo com o candidato, o rio é não só um patrimônio de Minas Gerais, mas também do Brasil.

“O Velho Chico atravessa seis estados brasileiros. É preciso registrar o absoluto abandono do governo federal em relação ao rio São Francisco. É impressionante como o governo do PT virou as costas para Minas também nesta questão”, disse.

O candidato do PSDB considera inaceitáveis as obras bilionárias que estão sendo feitas para desviar as águas do rio no Nordeste do país antes de se preocupar em revitalizar a sua nascente. “A primeira coisa que deviam ter feito era revitalizar o rio, a nascente do rio”, afirmou.

Pimenta da Veiga explicou que, para a revitalização completa do rio, é preciso que todas as margens e afluentes estejam protegidos. “É necessária a recuperação das matas ciliares e, depois, o saneamento de todas as cidades do Vale do São Francisco. Vamos repetir no rio São Francisco o que fizemos no rio das Velhas, que recebeu investimentos de R$ 1,3 bilhão do governo estadual e que é um grande tributário do rio São Francisco”, explicou.

Acompanhado do candidato ao Senado pelo PSDB, Antonio Anastasia, o ex-ministro garantiu que fará em toda região do semiárido um programa de barragens de grande alcance.

“Nós estamos projetando algumas barragens grandes, vamos fazer um número muito expressivo de barragens médias e milhares de ‘barraginhas’, porque essa é a maneira de atender a cada região, a cada pessoa, a cada casa e nós estamos concluindo um projeto como nunca se viu em Minas em relação a isso”, declarou. Para Pimenta é preciso conviver com a seca, que é uma característica da região, sem ficar inerte diante dela.

O candidato do PSDB esteve nessa quinta também em João Pinheiro, Noroeste do Estado, e assumiu o compromisso de ampliar e reformar a Escola Maria José de Paula. “Essa pode ser a primeira escola construída em Minas Gerais para adotar o ensino integral”, afirmou.

Segundo Pimenta, nos primeiros dias de seu governo, ele irá mandar um projeto de lei à Assembleia Legislativa determinando que todas as novas escolas construídas em Minas sejam preparadas para o ensino integral.

Em João Pinheiro, Pimenta declarou que irá desenvolver, na área da saúde, um projeto “bem” elaborado. “É o sistema de emergência. Isso será feito de modo que toda a região possa se beneficiar desse sistema que Minas tem adotado em outras regiões com enorme sucesso”, contou.

Campanha

O candidato do PSDB garantiu que suas expectativas em relação ao resultado das eleições são muito boas. “O crescimento da nossa candidatura é enorme e eu tenho a certeza que nós vamos ganhar as eleições em Minas Gerais e que Aécio Naves (PSDB) vai para o segundo turno na eleição presidencial”, afirmou.

Nessa quinta-feira (25), o candidato também cumpriu agenda de campanha nos municípios de Patos de Minas e Patrocínio, na região do Triângulo Mineiro.

Gravação de programa eleitoral

Nesta sexta-feira (26), o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, participa de gravação de programa eleitoral de rádio e TV e se reúne com a equipe do Plano de Governo. À noite, participa do debate da TV Record. O candidato ao Senado, Antonio Anastasia, fará campanha em oito cidades da região Centro-Oeste do Estado: Itaúna, Nova Serrana, Bom Despacho, Luz, Bambuí, Lagoa da Prata, Arcos e Formiga.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por